Subclipse no Eclipse 3.4 Ganymede e Ubuntu 8.04

Apesar do Eclipse 3.4 “Ganymede”, lançado recentemente, ter suporte nativo ao sistema de controle de versão Subversion (SVN), eu prefiro continuar usando o plugin Subclipse, que era necessário nas versões anteriores do Eclipse.

O problema é que só o Subclipse mais recente (1.4.x) funciona no Ganymede, e esse plugin exige o svn 1.5. O Ubuntu 8.04 Hardy Heron vem com o svn 1.4.6.

Instalei então o subversion 1.5 e também a biblioteca libsvn-java, que substitui a antiga libsvn-javahl, usada nas versões anteriores. Para fazer isso, acrescentei à lista de repositórios do Ubuntu (usando o Synaptic ou editando o arquivo /etc/apt/sources.list manualmente) o repositório “intrepid”, inserindo a seguinte linha:

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu intrepid main restricted universe multiverse

Depois de atualizar os repositórios (sudo apt-get update, ou clicando em “Reload” no Synaptic) o subversion 1.5 e as respectivas bibliotecas (incluindo a libsvn-java) estavam disponíveis para instalação, sem problema algum. Após instalar eu removi o repositório intrepid.

Depois disso bastou instalar o Subclipse 1.4 e tudo funcionou redondinho.

Tags:

7 Responses to “Subclipse no Eclipse 3.4 Ganymede e Ubuntu 8.04”

  1. Daniel Says:

    Legal! Obrigado pelo post… estava tentando resolver o mesmo problema aqui.

    Não sabia que o Ganymede vinha com suporte nativo a svn. Pra mim só apareceu a funcionalidade depois de instalar o subclise, como de costume.

    [ ]s

  2. muriloq Says:

    Teoricamente o Ganymede vem com suporte a SVN, sim, mas de última hora eles tiveram problemas com licenciamento com a Polarion e por isso ficaram faltando dois plugins, que precisam ser instalados separadamente.

    Veja mais detalhes em http://www.eclipse.org/subversive/

  3. eljunior Says:

    o subversion 1.5 está nos backports do hardy.

    não creio que seja recomendável adicionar os pacotes intrepid (que está uma versão adiante, e ainda nem foi lançado oficialmente) no hardy.

  4. muriloq Says:

    Talvez eu esteja enganado, mas na época em que fiz isso o SVN 1.5 ainda não estava nos backports (pelo menos eu não achei).

    Via de regra realmente não é recomendável adicionar pacotes de uma versão diferente, mas nesse caso eu chequei as dependências e não havia incompatibilidade nenhuma - seria equivalente a compilar a partir dos fontes (que foi o que acabei fazendo no escritório, aliás).

  5. SVN + Eclipse 3.4 + Ubuntu 8.04 « Victor V. Serta’s Tech Blog Says:

    [...] http://muriloq.com/blog/2008/07/subclipse-no-eclipse-34-ganymede-e-ubuntu-804/ [...]

  6. Mione Says:

    Eu uso o eclipse ganymede e instalei o subclipse como manda o tutorial oficial. Mas não foi requisitado o usuario e a senha quando fui adicionar o repositorio. Acho que por isso eu não consigo usar a opção Team, fazer alterações nem o update.

  7. muriloq Says:

    Mione, as credenciais (usuário e senha) só são solicitadas quando necessárias. Se você não fez o checkout do projeto usando o Subclipse ele não vai “saber” que o projeto usa o subclipse, por isso a opção Team fica desabilitada.

    Abra a perspectiva SVN Repository, crie um novo repositório apontando para onde o seu projeto está, selecione a pasta do projeto e escolha a opção “Checkout as…”. Isso vai fazer o checkout (pedindo usuário e senha se necessário) da pasta pra um diretório local e criar um novo projeto. A partir daí as opções Team estarão disponíveis.

    Se você já tiver o projeto local e quiser adicioná-lo ao SVN você pode ir na opção Team e escolher “Share project…”, Aí você indica em qual repositório e pasta você quer colocar o projeto, e a partir daí você vai poder usar as opções Team normalmente também.

Leave a Reply