Slowzoner’s Youtube

Eu não tenho nem tempo nem attention span para assistir a vídeos do YouTube enquanto estou trabalhando.Além do mais, dependendo de onde estou nem sempre pega bem ficar assistindo a vídeos… O resultado é que fico com uma fila enorme de vídeos que recebo por email para assistir mais tarde, e acabo nunca fazendo isso.

Para resolver esse problema, criei o Slowzoner’s Youtube - um programa para baixar os vídeos do Youtube que foram enviados para minha conta no GMail.

Para usá-lo, siga os seguintes passos:

  1. Crie na sua conta do gmail um label video, e um filtro que envia pra lá todas as mensagens com a expressão youtube.com/watch?v= (isso é, uma URL de vídeo do YouTube). Tem mais informações sobre filtros aqui.
  2. Marque como “lidas” as mensagens que contenham links para vídeos que não o interessam ou que já tenha visto.
  3. Habilitei o acesso ao GMail via IMAP.

Depois disso basta baixar e rodar o Slowzoner’s Youtube:. Há uma versão para Windows (um executável) ou Linux e outros sistemas (scripts Python).

Entre com seu usuário e senha do GMail e Youtube (para poder baixar vídeos para adultos), o nome do label usado no GMail, e o diretório de destino dos vídeos. O programa vai acessar sua conta no GMail e baixar todos os vídeos do Youtube cujos endereços aparecerem em mensagens não-lidas com o label especificado.

Os arquivos recebem o nome do usuário que enviou, o subject da mensagem e o título do vídeo.

Agora dá para assistir tudo sem ter que esperar o download, na TV usando o Xbox Media Center! :-D

Slowzoner’s Youtube (Ubuntu / GTK)

Slowzoner’s Youtube (Windows)