Google Custom Search

Re: Nintendo 64

De: Guilherme Amatte <guiba_at_c...>
Data: Wed, 19 Jan 2000 11:38:47 -0200

Alexo wrote:

> >que depois virou o psx e tomou conta do mercado, bem feito
> >e os caras SUBESTIMARAM a sony ( EU sou apaixonado pela sony)
> >que eles nao tinham exp nisso
> >ja o psx, a sony leva (e as empresas tb) uma enrabada forte
> >por causa dos piratas
>
> pois é. essa questao de mercado é muito sensivel.. qquer bobeada, por
> mais sutil q seja, leva na cabeca. a sony investiu pesado mesmo.. e
> ganhou terreno. so acho que deveriamos levar em consideracao q o PS
> esta mais tempo na praca, nao?
>
>

mas veja algo interessante
eu me lembro das primeiras revistas que eu lia, tipo EGM, em 92/93
falando que a Nintendo ia lancar um console em parceria ca Silicon
que deveria custar menos de US$250
era bem isso que eles falavam. ateh entao, as maquinas silicon eram sonho de todos
(a mickeysoft ainda nao tinha comprado a softimage) e TER um console de 64 bits
que fosse da NINTENDO e da Silicon era sonho. (era epoca aurea dos 16 bits, os 32 tavam
so prometendo chegar)
o saturn chegou antes, assim como o jaguar.

PRA VARIAR, a N enrolou o usuario, o cliente fiel a ela. (como eu, que tb esperava pelo
console)
POR ISSO lancou depois. O MAIS LEGAL eh que a Nintendo ia lancar o drive de CD tao
esperado dela
em parceria com a Sony, e, durante uma E3 (ou feira do tipo, nao lembro), ela
SIMPLESMENTE
cancelou o contrato sem nem ter consultado a Sony. FOi um PUTA susto, ninguem sabia o
que tava acontecendo.
Foi tipo aquelas entrevistas presidenciais que tem todos aqueles reporteres fazendo
perguntas
e os caras lancam a bomba no ar, na hora, sem vaselina. Tambem parece que a N fez
parceria ca Philips, que
nao virou em nada.
Entao, o FODAO PSX nada mais eh que a placenta desenvolvida do DRIVE de CD do SnEs.
Nunca houve um drive
de cd pra snes, mas eu ouvi falar desses drives piratas na china, que liam alguns cds
que tambem existiam por la
com dezenas de jogos. era tipo, o jogo de cartucho em cd mesmo. Nao era um jogo
propriamente EM CD, como
se tem hoje. tambem vi daqueles aparelhos que copiavam os jogos de cartucho em disquete.
era bem legal, mas nao pegou.

bom, agora sem churumelos.
ESTAR a mais tempo no mercado nao quer dizer nada.
O PSX ta a mais tempo no mercado e comanda a festa. mas o SaturnO chegou antes e levou
no bolostroff. E o Jaguar entao, que foi 64 bits antes
dos 32, afundou a Atari de vez. E voce vai ver se repetir de novo: o DC chegou, mas ta
TODO Mundo esperando o psx2. Leia as revistas
especiallizadas pra ver a opiniao dos caras (americanas, please. nao essas shities
nacionais) . Eles tao tentando por TODO o poder do DC pra fora,
antes da Sony sair com o psx2, pq eles querem vender o maximo que puderem agora. Li uma
carta de um cara, reclamando, dizendo o seguinte: ' Se todo mundo for ficar esperando
pelo psx2, ninguem vai comprar o DC. Se nao tem vendas, as empresas nao produzem, pq
sabem que o console nao vende. Dai o console afunda.'
Se eu tivesse grana sobrando, eu comprava um DC. a Sega merece, faz otimos arcades e se
esforca pacaraio.

Voce ja ouviu falar do poder do psx2? Vai ser o primeiro video game MAIS poderoso que os
computadores atuais. ( pra quem acha que o N63 era o poderoso
na epoca, ja vai sabendo: o cara que comprou o primeiro n63 que eu vi, tinha uma voodoo1
que ja punha o n62 no chinelo. e ele tambem foi o primeiro cara a
vender, pq ele TAMBEM tinha um psx). Pro ce ter uma ideia, da pra ele calcular em tempo
real as ondinhas espirais que uma gota de agua forma ao cair numa
banheira , independente da posicao, MESMO batendo nas bordas. No Gran turismo 2000, as
folhas das arvores se movem em CAOS, dependendo
da velocidade com que voce passa com o carro do lado das arvores. ALEM de outras coisas.
Mas nao da pra so ficar elogiando: os caras dizem que eh o pior SDK de
programar que eles ja viram.

e EH CLARO que a Nintendo veio no vacuo: disse que vai lancar o DOLPHIN. UGH!
mAs ateh que enfim ela desencanou dos cartuchos. so que PRA VARIAR nao tem data de nada
a ser lancado.
E pra ser MELHOR ainda pra sony: O dolphin nao vai ser backward compatible. o psx2 vai.
Tirando algumas desvantagens comerciais, pense
em voce entrando numa loja (nos EUA, aqui nao rola) e vendo uma promocao de comprar os
TRES gran turismo (1, 2 e 2k) por 55 dolares, enquanto eles
separados, vendem por 30 cada. Bom, se voce tem um psx 2 ce vai jogar o gt2k. Mas
TAMBEM pode jogar as coisas velhas.
o HARDWARE do psx1 serve no psx2, TOTALMENTE: cartoes de memoria, controles, etc. Claro
que ele vai ter os dele, melhores que os atuais: cartoes de memoria
com mais memoria, dual analog shock 2 com botoes analogicos (coisa que o NegCon ja tem
ha uns anos, mas vai ser melhor). NO DOLPHIN voce
nao usa nada do que ja tem do n63.
OUTRA coisa bem legal: o n64-2 nao vai tocar DVD. Isso pq a N ta fazendo o consolo* em
parceria com a PANASONIC, e a Pana eh que tem o acordo
em vender aparelhos de DVD. Assim o video game nao compete na mesma faixa. JA O PSX2 vai
tocar DVD, e vai (eh pra) ser mais barato que
os DVD modulares do mercado.
Ja li tambem que a N quer sair da concorrencia pelo espaco dos consoles. o que ela quer
mesmo eh vender software, que eh o que realmente paga.

Olha isso:
n63
lancamento japao: 23 junho 96
lancamento us: 29 setembro 96
vendas nos US: 12 milhoes
vndas no mundo : 24,1 milhoes (em 31 de marco de 99)
tilulos americanos: 200+
titulos no mundo: --

PSX
lancamento japao: 3 de dezembro de 94
lancamento US: 9 de setembro de 95
vendas US: 21,2 milhoes (em 10/1/99)
vendas mundo: 62,9 milhoes (1 agosto 99)
titulos americanos: 661
titulos no mundo: 662 europa; 2,156 japao

( a revista eh a Next Generation - americana - 12/99)

a diferenca de lancamento no japao eh de 1 ano e sete meses
a diferanca nos eua eh de 1 ano.

VEJA que as vendas do psx no mundo sao quase o TRIPLO. e nos US eh quase o dobro.
o numero de titulos (vamos contar so os americanos, MAS NO JAPAO TEM MAIS DE 2000) eh o
triplo.
duh!

voce me mostra o mario63, eu te mostro a serie do crash bandicoot
voce tem mario kart, eu tenho o crash team racing
zelda? eh melhor que metal gear solid?
007 goldeneye? quem ja viu e jogou Medal of Honor no psx sabe o que eh jogo de tiro 1a
pessoa.

QUALQUER jogo de corrida no psx, DETONA os do n63.

e o som do n62? PUF! Ja viu as musicas do tony hawk? e os videos durante o jogo? no gt2
toca garbage, foo fighters, entre outros, enquanto
voce corre. Os filmes entao, nem se fala.

e o hardware do psx? psx toca mp3, vcd, tem jogo de tiro, com arma que da tranco e tudo.

bom, NADA se compara ao dual analog shock. nem o controlinho do n61. RUMBLE PACK?
AHAHAHAHHAAHAHHA
bate na montanha do lado direito da nave - brrr. bate no inimigo que veio por baixo -
brrrr. leva tiro - brrrr
TUDO IGUALZINHO. JOGA Medal of honor e pega a metralhadora no meio da fase.
OU JOGA qualquer GT, pega um carro
bem potente, vai na pista de velocidade livre e PRESTA atencao nas mudancas de marcha.

nao defendo a sony so pq pago um pau pra ela. a N me decepcionou muito.
tambem nao to falando de otario: ja tive n64 aqui em casa, ja joguei bastante, e ainda
vejo e jogo as novidades.
conheci muita gente que teve os 2 (Bragatto eh um) e vendeu o N60. alias, conheci gente
que teve TODOS os consoles
a partir dos 8 bits, incluindo saturn, sega cd, snes com o adaptador de disquete, nego
geo cart, neo geo cd, N59-8, e outros, alem de varios portateis.
(se tem alguem de indaiatuba lendo e ja ouviu falar do Daniel japoneis sabe de quem eu
to falando). e tambem vendeu o vg da nintendo .

To dando uma de dvorak tb. mas to pagando pra ver. eu AMO a sony. Se a sony fizesse
alface, eu comia.

resumindo duma maneira interessante: hardware power nao significa nada. o que comanda eh
o software.
todo mundo sabe que resident evil 1 vendeu mais de 250,000 consoles de psx.
hardware nao manda, tando que o Amiga foi pra terra do alem, e o melda do PC ta
ae no mercado, exatamente pq tem mais software.

Guilherme

*consolo pq depois que o Dolphin sair no mercado e for a merda que vai ser, so' vai
sobrar um lugar pra enfiar ele.
Recebida em Wed 19 Jan 2000 - 05:34:54 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.