Google Custom Search

[CANAL3] Re: Tamanho do cartucho vs Tamanho da Rom

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Mon, 28 Feb 2000 18:54:50 -0300

Senhores, cuidado com esta história do tamanho das ROMs...

Não sei quem foi o p... que começou com essa história de mostrar o
tamanho dos cartuchos em *megabits* ao invés de *megabytes*... tavez
para "aparecer" um número maior, semelhante a técnica utilizada pelos
fabricantes de amplificadores e aparelhos de som, com a tal potência
PMPO (que não passa de "história para boi dormir"... não é assunto da
lista mas se não tiver problema eu explico o porque)

Assim, um cartucho de "256 Megabits" na verdade o tamanho da ROM é de 32Mb.
É só dividir por 8 (1 byte = 8 bits, alguém lembra disso... :-]] )

Lembro quando anunciavam os cartuchos "fantásticos" de 4 "mega" ou 8
"mega" quando na verdade erm de 512Kb e 1Mb...

E antes que alguém pergunte, não importa se o sistema é de 8, 16, 32
ou mais "bits"... o tamanho do byte não muda...a diferença é que eles
conseguem manipular mais dados simultaneamente...

É isso ai !

[]'s
Eduardo Luccas

>>
>>Só depende do tamanho do cart, do algoritmo de
>>compressão, e de boa vontade... o Neo Geo cartucho tem um áudio
>>muuuuuito melhor que o Nintendão.
>
>O que me faz pensar: nos tempos do Neo Geo, aqueles cartuchoes
>todos poderiam chegar ate' 330 Mega. Hoje, vc pega um RE 2,
>com 512 Mega, ou um Zelda 64, com 256, e o cartucho daquele
>tamanhinho.
>
>Encolheram a rom, ou os carts do Neogeo tinham algo a mais?
Recebida em Mon 28 Feb 2000 - 13:59:05 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.