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[CANAL3] Comentários sobre as especificações

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Mon, 28 Feb 2000 18:54:50 -0300

Bom, em primeiro lugar, não sei pq o seu texto veio como um anexo .rtf...

Aceite uma sugestão: mande em ASCII puro...

Permita-me alguns comentários...

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NES
  especificações:
  Processador = 6502 (8 bit) ( muito usado nos primeiros MACs)
  Velocidade do processador = 1.79 Mhz
  Resolução Gráfica = 256 x 240 pixels
  Paleta de Cores = 52
  Cores simultâneas na Tela = 16
  Maximo de sprites na tela = 64
  Tamanho dos Sprites = 8 x 16
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O 6502 NUNCA foi usado em Macs...
Ele era usado no Apple II e no Commodore 64 (na verdade o Commodore
64 usava o 6510, um 6502 com algumas características particulares).
O Atari 2600 usa uma versão "simplificada" do 6502, o 6507. A
diferença está no fato de que o 6507 só acessa 8Kb e não tem
isntruções de interrupção.
CURIOSIDADE: O Dynavision 1 utilizava um 6502 !!!!!
A intenção da Dynacom, creio, era adcionar módulos que permitissem
acoplar teclado e expansão de memória... porém ela se "esqueceu" que
o barramento do cartucho do Atari não tem todos os sinais para
permitir isso... :-D

Ah, outra coisa: o NES usa de fato o 6502 porém ele está incorporado
num chip customizado. O NES é composto de dois chips customizados, o
6547 e 6548, sendo que dentro deles está o microprocessador, o PSG e
processador gráfico.

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  Master System
  especificações
  Processador = Z-80 A (8 bit) ( mesmo do MSX)
  Velocidade do processador = 3.58 Mhz
  Resolução Gráfica = 240 x 226 pixels
  Paleta de cores = 256
  Cores Simultâneas na Tela = 52
  Maximo de sprites na tela = 16
  Tamanho dos sprites = 8 x 8
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Ah, o "velho" Z-80... :-))
Além do Master e MSX, é usado no Spectrum, ZX-81, TRS-80 e no
Mega-Drive (no mega ele controla o PSG).

E como eu disse as características dos dois são semelhantes...
:-D

> Bem como viram, em termos de hardware são muito
>semelhantes, o master
> tem cores melhores e o Nes melhor resolução.
> E não vamos nos esquecer do som (Não tenho aecificaçõestécnicas para
> som dos consoles) mas na prática ao longo desses anos notei que
>o som do >Master é Legalzinho (com aquela bateria que parece copos
>se quebrando, é >horrivel), o som do NES é Super legal com bateria e
>tudo mais, o NES tem games >que tem musica com vozes como no caso de
>Turtles 3 (R).

O Master usa o mesmo PSG do MSX e do Colecovision: AY 3-8912.
Portanto as características de som são semelhantes.
O NES usa um PSG "customizado" e ele é um pouco superior, em alguns
aspectos, ao do Master.
Já jogaram um cartucho pro NES chamado "Journey to Silius" ? Ele tem
um chip de som no cartucho e a música e os efeitos são 10 !!!!!!!!
Melhor que muito jogo de Mega ou SNES !

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só por curiosidade:
   
  Especificações
   
  SNES
  Processor: 65816 (16 - bit) Usado em MACs (antigos)
  Velocidade 3.58 Mhz (o mesmo do Master System)
  Resolução máxima = 512 x 448
  Paleta = 32.768
  Simultaneas = 256
   
  Mega
  Processador: Motorola MC68000 (mesmo do Amiga 500,600,2000,500+, e omesmo
  usado nos MACs )
  Velocidade 7.6 Mhz
  Resolução Máxima = 320 x 224
  Paleta = 512
  Simultâneas= 64
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Esses caras da EGM tão pisando na bola...
Ou foram seus esses comentários Jiancarlo ?

O 65816 é a versão 16 bits do 6502 e tb NUNCA foi usado em Macs.
Ele é usado no Apple IIGS.

O 68000 sim, foi usado nos primeiros Macs. Logo depois os Macs
começaram a se utilizar de versões mais "avançadas" do 68K, 0 68010,
020, 030 e 040.
E tb, de fato, usado no Amiga.

>Agora senhores nos deparamnos com algo estranho, um negócio chamado
> LIMITAÇÃO DE HARDWARE !, que na verdade, basta de um bom
>programador para >BURLAR estas limitações.

Discordo disso...
Jamais o software pode fazer algo que hardware não permita. (exemplo:
não existe software capaz de gravar num floppy que esteja com a
proteção anti-gravação do disquete "ativada")
O que acontece é que muitas vezes os programadores conseguem utilizar
técnicas que aproveitam ao máximo as capacidades do hardware mas
nunca podem fazer algo que simplesmente não existe no hardware.

> Como por exemplo citamos o SuperNES que logo que saiurevolucionou os
> olhos de muitos gamers com efeitos de Zoom, Rotação,
>Transparência em 1 >camada, coisas desse tipo.
> Pois bem Diziam que MEGA NUNCA iria fazer tais efeitos
>....... né?????
> Errado, quem já jogou Street Racer (melhor que mario kart
>sem chip >DSP), Contra HardCorps (Konami), Gunstar Heroes com Zoom,
>rotação em 2 duas >camadas, transparência (é sim), quem já viu sabe
>que é verdade.

O famoso "Mode 7" do SNES
Como eu disse, alguns truques do software...

>Pois o Mega é
>muito mais rápido que um SNES, logo ele consegue emular alguns efeitos, basta
>ter um BOM PROGRAMADOR, que realmente se interesse e conheça bem o
>processador >envolvido, não me surpreenderia se amanhã um bom
>programador fizer um game >super potente com uma maquina mais
>simples, pois isso já aconteceu, e não nos >demos conta
>disso............

Em termos...
veja o caso do NES e do Master.
O clock do Master é o dobro do NES mas as vezes o NES é mais rápido
pra processar. Pq? Depende do processador. O Z-80, devido ao grande
número de instruções e facilidades de programação que possui
necessita de mais ciclos de clock para completar determinadas
instruções, a passo que o 6502 precisa de menos ciclos de clock. O
resultado disso é nem sempre vc pode afirmar que o clock mais alto é
sinonimo de velocidade. (a mesma cisa se aplica aos Lentium e os
PowerPC: os clocks do PC são as vezes maiores que os do Mac, mas o
processador G3 ou G3 precisa de menos ciclos de clock e, portanto
mais rápido)

Quanto ao games "super potente", sim é verdade.
O Atari 2600 está cheio de exemplos...

É isso ai !

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Mon 28 Feb 2000 - 14:07:11 BRT

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