Google Custom Search

Re: [CANAL3] Programacao de Atari (e outras viagens)

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Sun, 15 Oct 2000 01:17:18 -0200

>Oi pessoal
>Nao sei se voces viram, mas saiu uma materia curiosa sobre programacao de
>Atari neste site:
>http://www.fliper.com.br/emuladores/materias/programando_atari.html

Bacana isso.
Até que enfim saiu algo a respeito aqui no Brasil.

>Minha conclusao e que temos que tirar o chapeu pros programadores de Atari
>de antigamente. Os caras eram bons !!!
...

Eram. Podem tirar o chapéu mesmo. E ainda por cima trabalhavam só.
Lembro que eu li uma entrevista, relativamente recente, do Warren
Robinett, programador do jogo Adventure, que quando ele entrou na
Atari ele recebeu o material necessário para programar, o manual do
Stella (esse mesmo que tem em pdf e txt que ensina a programar o
Atari) e a missão: "faça um jogo". E só. Todo criação era da
imaginanação do programador. Segundo Robinett a Atari pegava os jogos
e mandava ver no mercado, nem via como era. O público estava sedento
por jogos dai...

E, voltanto, era phoda. Além de controlar o jogo, movimentar as
figuras, atualizar placar, ler os joysticks etc etc o programa tinha
que sincronizar o vídeo no retraço vertical e tinha que ser no tempo
exato senaum bau bau.
tudo isso em 4Kb !!! É certo que a coisa foi se desenvolvendo, basta
ver os jogos de 1978 e os de 1984 por exemplo, descobriu-se como
colocar mais memória no cartucho (8K, 16K) e mais RAM. Mas mesmo
assim as dificuldades são as mesmas.

Desafio a maioria dos programadores de hj, que mexe com VB, delphi,
janelinhas, rotininhas prontas, a fazer um "mísero" joguinho de 4Kb
para o Atari. Com todo o respeito a eles, mas conheço alguns que "se
acham" dai vai o desafio...

De qualquer modo é, no mínimo, um bom exercício de lógica e
programação tentar programar o Atari. Ainda faço um jogo !!! :-))

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Sat 14 Oct 2000 - 20:14:15 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.