Google Custom Search

Re: Linguagens de programação

De: Mauricio Tadeu Alegretti <mauricio_at_a...>
Data: Wed, 01 Aug 2001 12:38:00 -0000

> Olá amigos,

Opa!!!

> Seguinte, vcs sabem quais sao as linguagens usadas para
> se fazer nossos queridos jogos de video game? Imagino que
> dos antigões seja BASIC (não sei bulhufas) e dos jogos de
> master system, nes até hoje seja C (já manjo um pouco).

Buenas, eu li a thread até o final para dar um comentário, só queria
mandar meus 2 cents de sempre.. ;-P

Na realidade, você pode usar qualquer linguagem de programação para
fazer jogos. Ainda mais hoje em dia, com um monte de ferramente de
cross-development (você compila, digamos, em um PC, mas gerando
código objeto para um z80 por exemplo).

O que acontece, e isto com qualquer compilador, é que ele NUNCA vai
gerar um código tão otimizado quanto se você escrevesse o mesmo em
linguagem de máquina (se você escrever código BOM em assembly,
óbvio). O que ele pode fazer é TENTAR otimizar um pouco as coisas,
mas a perda sempre existe.

Como nossos queridos clássicos o binômio velocidade/memória não era
lá dos melhores, claro que qualquer diferençazinha que você pudesse
obter já era um grande lucro; por isto que, por exemplo, no 2600
ninguém nem pensa em escrever nada que não em Assembly; em NES, até
tem gente que escreve código em C para ele (com algumas bibliotecas e
tudo), em Genesis idem. O GB tem uma excelente biblioteca para uso em
C, e um compilador idem, fazendo com que hoje até software comercial
já esteja sendo desenvolvido em C.

O PSX é um caso clássico, porque a primeira geração de jogos usavamo
SDK da Sony para desenvolvimento em C, depois algumas desenvolvedoras
começaram a substituir as libs originais da Sony por libs
proprietárias mais rápidas e, finalmente, acabando escrevendo tudo em
ASM mesmo (vide Metal Gear; ele é escrito inteiramente em ASM).

Nas máquinas mais atuais (Dreamcast, XBox, PCs) a velocidade acaba
não sendo um fator tão importante e, principalmente, a complexidade
do sistema torna escrever em ASM uma tarefa bem árdua e não portável;
por isso que quase tudo hoje é escrito em C++, as produtoras preferem
a portabilidade e a facilidade ao (possível) ganho de velocidade que
poderiam ter.

> Mas como compila? como se fazem as imagens? Como
> fazer o video game tocar as musicas?

Daí varia de console pra console, principalmente nos antigos. É só
dar uma fuçada na net, alguns consoles em especial têm uma cena de
desenvolvimento bastante ativa; o 2600 e o GB, por exemplo, têm
listas e sites bêm interessantes, com tutoriais, bem explicadinho
mesmo. Se você conhece C, eu recomendaria você dar uma olhada em
www.devrs.com/gb, o GameBoy é uma máquina fascinante para se
programar, principalmente porque as poucas capacidades gráficas dele
disfarçam um pouco quem tem talento zero para desenho (como eu).

> Que tal fazermos um braço do FAQ falando sobre isso?

É uma boa. Talvez juntar os posts do assunto e arranjar numa
questão... ;-)

Abração!
Recebida em Wed 01 Aug 2001 - 05:38:02 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.