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Anatomia do "continue"

De: Luiz Carlos G. Bonaccorsi <bonaccorsi_at_t...>
Data: Sat, 4 Aug 2001 17:00:27 -0300

O que vocês acham do "continue"?

Eu sou da época que não existia "continue". Na verdade, os jogos
nem conseguiam escrever a palavra "continue" na tela.

Ou seja, você tinha que ganhar o jogo no braço, mesmo.

Acho que o "continue" nasceu dos jogos de arcade. Era só botar
outra fichinha e continuar o jogo. Existia portanto um apelo
comercial evidente. "Compre mais fichas, e chegue mais longe no
jogo" ou "gaste mais dinheiro, que você vai ficar fera nesse jogo".

Acredito que o primeiro jogo de videogame caseiro com"continue"
deve ter surgido numa conversão de algum jogo de arcade. Qual é
o jogo mais antigo com "continue" que vocês lembram? Eu não
tenho idéia...

Na medida do possível, eu sempre tento evitar o uso desse
artifício. Na verdade, ele simula vidas infinitas ou vidas extras, e eu
acho que tira bastante do mérito de quem está jogando. E diminui
a vida útil do jogo: você compra o jogo, e detona ele na primeira
partida?!

Também sou totalmente contra esse game-codes que existem por
aí. Não sei qual é a graça de se jogar um jogo com invencibilidade
ou armamento total. Cadê a emoção?

Com o tempo, acho que o conceito de "continue" evoluiu para
"save game". Os jogos se tornaram tão extensos que foi inventada
essa opção para gravação da partida, nesse caso bastante
justificada.

PORÉM, existem maneiras mais ou menos inteligentes de se
utilizar o "save". Por exemplo, vamos comparar o caso do "Tomb
Raider 1 & 2" (desculpem o pequeno off-topic ilustrativo). No
primeiro, você só podia gravar o jogo se cumprisse a etapa vigente
(geralmente um puzzle), ganhando o direito de pegar aqueles
losangos azuis que possibilitavam o "save". No segundo, você
pode dar "save" à qualquer momento. Ou seja, dá dois passos -
"save" - mata mais um inimigo - "save" - dá um bocejo - "save".

Essa opção de dar "save" à qualquer momento parece ter vindo
dos jogos de computadores. Mas uma idéia que era para ser
usada como uma alternativa para uma pausa nos jogos acabou
sendo deturpada, sacrificando o nível de desafio.

Um bom exemplo é o Doom do Jaguar, que só permite "save"
quando você termina cada fase, e não a qualquer momento durante
o jogo.

Bom, acho que é isso... Talvez não seja...ou talvez venha a ser...

On 4 Aug 2001, at 12:43, Paulo Ricardo Monteiro wrote:
(...)
> jogos de fases tipicos dos 8 e 16 bits, com fases
> 1.1 1.2 1.3 2.1 2.2 2.3 etc.... vocemorria e davao
> CONTINUE, mesmo estando na 2.3 no chefao, voce voltava pro
saco da
> fase 2.1 :(
(
Recebida em Sat 04 Aug 2001 - 12:59:30 BRT

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