Galera Atarística,
Eu estava dando uma fuçada na stella-devel sobre o "caso Dactar", pra
ver se achava alguma informação sobre a incompatibilidade com alguns
cartuchos, e acabei achando uma informação bem interessante sobre
como o Crane implementou o som no Pitfall II...
Pois bem, compilando toda a informação que pude encontrar na lista, é
o seguinte. O Pitfall II utiliza um custom chip projetado por ninguém
ninguém menos que o próprio David Crane, chamado DPC. A forma como
ele gera som é EXATAMENTE como eu havia comentado aqui na lista com o
Edu... ele copia os samples "on the fly" para o 2600. Como ele faz
isso? Este chipzinho fica copiando endereços de sua rom onde ficam os
samples para um mesmo endereço de rom "normal", acessível pelo 2600,
em intervalos de tempo pré-definidos. O que difere do que eu havia
pensado é que na verdade, o programa ainda assim copia esse valor
para o TIA durante os scanlines, quer dizer, o ganho neste caso é que
os samples não ocupam o espaço do programa normal (são 2K de
samples!!!), e não é necessário ficar desperdiçando ciclos para saber
a partir de qual posição de memória o próximo sample deverá ser
copiado (já que ele está sempre no mesmo endereço)!
Na lista eles inclusive comentam que esse chip também servia como um
tipo de co-processador matemático (!!!), fazendo alguns cálculos que
livram alguns ciclos do 6507.... será que eles se referiam aos
números randômicos?
Abraços a todos!!!
Recebida em Fri 10 Aug 2001 - 12:29:18 BRT