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Re: [CANAL 3] Eu estava certo sobre o Pitfall II!!!

De: Mauricio Tadeu Alegretti <mauricio_at_a...>
Data: Fri, 10 Aug 2001 20:28:57 -0000

> Esse chip funciona como se fosse um "co-processador" ?

Pois então, não entendi o que eles quiseram dizer com "co-processador
matemático", por isso que imaginei que eles estivessem se referindo
aos números randômicos; estes certamente foram gerados da mesma forma
que os samples de som.

> Se sim, tem cristal e oscilador para gerar clock pra ele ?

Cara, eu tenho quase certeza que sim! Em um dos posts, o cara fala
claramente que o intervalo de cópia da ROM de samples para a "ROM"
normal é controlado pelo próprio cartucho (nem poderia ser diferente,
o 6507 não acessa os 4K de samples), então ele deve ter um cristal,
certo? Até onde eu sei, não há outra possibilidade para se fazer
isto.

> pq o atari 2600 nao disponibiliza sinal de clock no barramento.
justamente.

> E tb como ele interferia nos dados vindos do console ?
> O software do jogo teria que controlar isso ???
Aí que estão, ele não interfere! Para o 2600, é um cartucho como
qualquer outro (tirando o bankswitch dele para os 8K, que é o
padrãozão da Activision). Obviamente que ele é enganado: ele pensa
que está acessando um endereço em ROM (do cartucho), mas na verdade
ele está acessando em RAM (que foi onde o chip copiou os samples de
áudio), isso explica a organização do Pitfall II:

8K de programa + 4K de samples + 255 bytes de RAM (!!!)

Esta RAM ele usa justamente para os samples "variáveis" e para os
números randômicos. Engenhoso, não?

O software do jogo em si (os primeiros 8k) não tem nada muito incomum
(nesta parte de som; parece que tinha um outro truque para gráficos,
deve ser a scanline regravada que o Crane já tinha usado no Pitfall
I), porque o controle ferrado mesmo está no chip customizado (o tal
de DPC), que fica no cartucho.

> Mas uma coisa é certa esse jogo é bem sofisticado mesmo em termos
de
> hardware. E a musica dele é muito legal
É verdade! O que eu não sabia é que o próprio Crane tinha desenhadoo
chip também. Pra vc ver, além de fera em programação, ele manjava de
eletrônica também... :-)

> Imagine o que poderia vir se continuassem o desenvolvimento dos
jogos para
> o nosso querido console, hein ???
Na verdade, ainda continua, né? Por sinal, sabem quem que descobriu
todos estes truques do Pitfall II (e inclusive forneceu estes
detalhes para que o pessoal pudesse implementar o código no PCAE)? O
Kevin Horton, quem foi no último encontro viu um jogo dele rodando no
Coleco, o KevTris.

Quanto ao avanço... espere agora que o pessoal crackeou a cripto do
7800 e o desenvolvimento pro bicho vai florescer... todo mundo diz
que ele era animal em termos de processamento, ganhando fácil do NES
e do MasterSystem (sem flames, por favor...), e que o que só faltou
foi tempo hábil para nascerem pérolas para ele. Será?

Abraços!
(Ah, neste final de semana estarei em sampa na casa da minha sogra...
sem internet, infelizmente. Portanto, depois desta msg, só
segundona....)
Recebida em Fri 10 Aug 2001 - 13:33:32 BRT

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