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Re: [CANAL 3] Fonte do River Raid do 2600...

De: Mauricio Tadeu Alegretti <mauricio_at_a...>
Data: Tue, 14 Aug 2001 11:38:23 -0000

> Eles deviam ter um banco de dados de rotinas prontas, que os
programadores
> da Activision podiam usar livremente.

>> Vc acha que os programadores da Activision, seja o David Crane,
Garry
>> Kitchen, Steve Cartwrit etc, faziam os jogos "do zero" ou eles
(...)
>> mensagem de copyright "rolante" na parte de baixo da tela (alias
queria
>> saber como eles fizeram isso, ainda mais aquela com o "arco-iris").

Bom, o problema esbarra, como sempre, no pouco espaço disponível para
se fazer qualquer coisa no Atari. Isso faz com que se complique um
pouco fazer rotinas muito genéricas, porque no final das contas o
programador acabava tendo que otimizar esta rotina... tanto que todo
design de jogo de 2600 começa pelo que o pessoal chama de "Kernel",
que nada mais é do que as rotinas de controle dos scanlines, mas
otimizada para as necessidades daquele jogo. Agora, é claro que os
caras não saíam do zero para escrever este kernel, mas eu
particularmente acho na época que era mais uma coisa do programador
aproveitar código dele próprio, e não da empresa em si (lembrem-se
que na época a maioria dos jogos do 2600 foram feitos pelo
programador trabalhando sozinho, poucos são os exemplos de
desenvolvimento em conjunto; as empresas até estimulavam isto,
designando projetos para um cara sozinho). A maior prova disto é que,
mesmo dentro da Activision, os jogos acabavam seguindo a tendência de
ficar com a cara dos donos: repare como o personagem do Pitfall
parece com o Decathlon; é meio óbvio que o Crane não começou o
Decathlon do zero, tendo o Pitfall Harry como base. E olha como o
guarda do Keystone Kapers, apesar de também ser da Activision, não
parecer nada com o Harry? Mas o tipo do desenho até lembra o
cozinheiro do Pressure Cooker, também do Garry Kitchen...

De qualquer forma, me parece que a Activision talvez tenha sido a
primeira empresa de games que tenha tentado padronizar um pouco
algumas coisas em seus jogos: a fonte do placar, o logotipo arco-
íris, estas coisas... provavelmente eles tinham um banco de dados de
código-fonte meio "pronto" para estas coisas sim (a fonte com
certeza...), que era só pegar e usar.

Quanto ao logotipo, não parece ser algo tão difícil assim... até tem
o fonte rolando por aí para fazer um efeito parecido. Uma coisa que
era fácil de fazer no Atari era variar cor (alguma coisa tinha que
ser, né?)

Abraços!!!
Recebida em Tue 14 Aug 2001 - 05:11:02 BRT

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