Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Jogos de Spectrum portados para MSX

De: Fabio Oliveira <foliveira_at_s...>
Data: Tue, 11 Dec 2001 17:14:11 -0200

Muito legal.
Quando ocorrem esses encontros ?
Você possui drive ? Ou roda em k7 os jogos no seu tk95 ?
Falou.

----- Original Message -----
From: "Eduardo Luccas" <elucas_at_s...>
To: <canal3_at_y...>
Sent: Tuesday, December 11, 2001 5:11 PM
Subject: Re: [CANAL 3] Jogos de Spectrum portados para MSX

> ...
> > E o Knight Lore ? Alguem terminou ?
> > O Knight Shade ?
> > Alguem se lembra de um jogo chamado El Sid ?
> > Esses jogos 3d me fascinavam, eram muito bonitos.
> > Voltando ao Aufy Windersehen Monty. Alguem terminou o desgraçado ? Eu
> > passei em vários paises, andei de avião, coletei os objetos, dinheiro e
> > etc. Mas terminar que é bom ? Nada.
> ...
>
> Eu nunca gostei muito desses jogos 3D...
> embora tenha que reconhecer que jogos como Knight Lore, Fairlight, The
Great
> Scape eram muito bons e bem feitos.
>
> Lembrei de um que eu terminei: Saboteur
>
>
>
>
>
>
> > Agora me vem uma duvida. Essa é para os spectreiros...
> > O som desses jogos da Gremlim (Venom, Death Wish, Aufy Monty...) tinham
um
> > som legal no spectrum ?
> > O processador de som dele era bom ?
> > O do MSX fazia até demais com 3 canais e 8 oitavas.
>
> Nos Spectrums 48 K ou os TKs não tinha processador de som. O som era
obtido
> manipulando o (se nao me engano) bit 4 da porta 254. O comando SOUND usava
> uma rotina da ROM que manipulava isso diretamente, mas muitos programas em
> linguagem de máquina manipulavam o hardware da ULA diretamente. Quem foi
no
> encontro viu musicas como a do jogo Flying Shark, ninguém diz que o TK não
> tinha processador de som... :-))
>
> Agora a partir do Spectrum 128 foi implementado um processador de som,
mais
> exatamente o AY 3-8912. Ele é "parente" do AY 3-8910, este ultimo usado no
> MSX, eles são 100% compatíveis em termos de software, a diferença é que o
> 8910 tem 2 portas de I/O e o 8912 tem apenas 1. O som de ambos é
> absolutamente idêntico.
>
> Como resultado, os jogos do Spectrum 128 usavam o AY 3-8910, o que
resultava
> em um som excelente, melhor até que no MSX porque ainda se usava o canal
de
> som "normal" do Spectrum 48K/TK.
>
> Detalhe: vários jogos, apesar de serem feitos para o 128, rodavam no 48,
pois
> não usava a memória extendida, apenas tinha o rótulo "128" devido ao uso
do
> PSG. Com isso era possível fazer uma interface com o AY-3-8912 e plugar no
TK
> com o que alguns jogos teriam trilha sonora. Isso foi feito, o nosso amigo
> Jorge Braga fabricou a interface Explorer II. No meu TK 95 eu embuti a
> interface, novamente quem foi o encontro de Campinas viu, e é claro que dá
> uma "nova vida" ao TK... :-))
>
>
> bom, é isso !!!
>
> Spectrum rlz !!!
> :-D
>
>
>
>
> []'s
> Eduardo Luccas
>
> *****************************************
> É Natal,
> é tempo de alegria, é tempo de paz.
>
> Que todos tenham um
> Feliz Natal e um Próspero Ano Novo !!!
> *****************************************
>
>
>
> Acesse nosso site: http://www.classicgaming.com.br/canal3
> Dúvidas ? Leia nosso FAQ: http://go.to/canal3faq
>
> Para enviar mensagens: canal3_at_y...
>
> Para cancelar assinatura: canal3-unsubscribe_at_y...
>
> Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
>
>
>
Recebida em Tue 11 Dec 2001 - 11:12:36 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.