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[meio off] Videogames e o tempo

De: Luis Filipe Mariante Gracioli <ryumaki_at_t...>
Data: Fri, 01 Feb 2002 13:23:40 -0200

Oi povo;

Apenas pegando um gancho com o que foi dito sobre o XBox, PS2, etc, mas
com vínculo com os antigos.

Pra mim, desde que eu me conheço por gente, o que faz um videogame são
seus títulos. E claro, o que faz os títulos são os fabricantes.

O Atari era uma unanimidade pro seu tempo. Afinal de contas, quem tinha
um Odyssei, nos primórdios, lembra que era difícil conseguir jogos novos
pro seu videogame. Depois de um tempo, jogos pro Odissey simplesmente
desapareceram, pq a empresa não deu conta de produzir seus próprios,
sendo que o Atari ficou com o mainstream.

No período Master System - NES, foi a mesma coisa. Os jogos do Master
System no Brasil eram mais bonitos e em maior número, sendo que os
principais clones do NES, o Phantom System e o Dynavision 2 tinham
poucos jogos, e os que tinham eram feeeeeeios (ainda me lembro de como
achei Predador e Super Pitfall horrendos, do lado de Outrun e
Afterburner).
Obviamente que, com o tempo, a Nintendo derrubou o Master System com
classe, afinal de contas, a Sega batalhava meio que sozinha pela
produção de títulos novos, enquanto que pro NES saia tudo quanto é jogo.

E com todos os outros consoles foi a mesma coisa. Ganha o páreo quem tem
mais fabricantes. Nos 16bit a coisa ficou mais ou menos bem distribuída,
mas a Konami e a Capcom davam preferência pro SNES, enquanto que a
Technosoft, Renovation e outras empresas japonesas menores, mas que
fizeram ótimos jogos, ficavam só com o Mega.

Nos 32 bit rolou a globalização, e com ela, todos os consoles tinham os
bons títulos de todos os fabricantes. O 3do, o Jaguar, o PSX, o Saturn,
todos tinham os jogos "filões" dos fabricantes, afinal de contas, Street
Fighter 2 acho que só não saiu pra Atari 2600 ! O único que lutou contra
isso foi o NeoGeo, mas que acabou se dando bem, porque todo mundo queria
os jogos da SNK pros seus consoles ! Pra PSX mesmo, acho que se não saiu
tudo, foi quase tudo que tinha pra NeoGeo.

Eu acredito que, quem comprou no auge dos 32bit, um Playstation, se deu
bem pq afinal de contas, tudo saia pra PSX. Não que o Saturn e os outros
não tivessem, também, seus jogos exclusivos, mas eu, particularmente,
não vejo utilidade pra um videogame que não tenham poucos títulos, ou
melhor, os títulos que eu quero ver. O PSX era o console pro qual sairam
todas as conversões, todos os remakes, todos os títulos "mainstream",
fora os exclusivos, dando ao usuário, uma variedade maior de jogos.

Na minha opinião, quando uma pessoa compra um videogame, ela tem em
mente certas coisas, como: o futuro, diversão e títulos. O preço, claro,
é um determinante, mas todo mundo sabe que isso é relativo.

Eu imagino que muitos, como eu, que partiram pro PS2, o fizeram pensando
em Metal Gear Solid 2, Gradius, Silpheed, GTA3, Final Fantasy, ou seja,
nos fabricantes que fazem e farão jogos pra ele, sendo Capcom, Konami,
Square, DMA, Electronic Arts, enfim, aquele pessoal todo que a gente já
conhece. O meu principal temor ao pensar num Game Cube ou no Xbox foi o
mesmo quando eu pensei em comprar um 3do, Saturn ou Jaguar: "Será que
vai ter os jogos que eu quero pra esse console?".

E claro, o PS2 tem seus defeitos. A principal limitação técnica é a
dificuldade de programar pra ele que, até agora, eu não sei se impediu
tanto assim quem queria fazer jogos, de faze-los. Ao menos, eu não
fiquei sabendo.

O Game Cube pra mim, está fora de questão. Eu particularmente, odeio
jogos "infantilóides" alá Mario & Cia., e, no entanto, parece que o Game
Cube vai ser um filhote de N64 em termos de títulos...

O XBox tb me assusta no sentido de que é caro, não tem os jogos que eu
quero, e, principalmente, é da Microsoft. Não vou me alongar aqui dando
minha opinião sobre essa empresa, pq acho que pessoas vão ficar
ofendidas. Só o que

E o Dreamcast que, sinceramente, eu comprei e gosto muito aparentemente
já deu o que tinha que dar. Não vejo títulos novos pra ele, o que é uma
pena.

Mas enfim... eu acredito que um videogame é a somatória dos títulos e
das empresas que trabalham com ele. Gosto é pessoal, claro, e cada um
tem o direito (e convenhamos... o dever!) de achar o que quiser de
qualquer coisa. Só que, de qualquer maneira, é muito difícil prever,
agora, qual vai ser o console que vai sobreviver a esse atual mercado de
128 bits, se é que não vão ficar todos aí até que os 256bits surjam! O
Gameboy tá aí pra provar que é possível ! 8)

-- 
[]s
Luis Filipe Mariante Gracioli
_____________________________
ICQ: 19407684
"Tudo que é ruim vira padrão"
Recebida em Fri 01 Feb 2002 - 07:22:15 BRST
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