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Re[2]: [CANAL 3] Re: brasil nos jogos

De: Divino Leitão <divino_at_p...>
Data: Thu, 14 Feb 2002 18:14:02 -0300

>>> O "Incidente em Varginha" está desatualizado para os dias de hoje,
>>> mas na época em que foi feito era um jogo que podia disputar de
>>> igual para igual com qualquer outro.

EL> Discordo... O jogo era impressionante pra sua epoca...

Acho que então você deveria dizer: concordo e não discordo, afinal
estamos ambos afirmando que o jogo era bom :8))

EL> O fato de voce estar a luz do dia, com ceu azul sobre sua cabeca
EL> era um grande diferencial a maioria dos jogos 3-D (que ja estavam
EL> enchendo o saco na epoca) que se passavam dentro de masmorras,
EL> castelos, labirintos, etc.

O céu azul não era privilégio do Varginha, até o DOOM tinha cenas
em espaço aberto, apenas eram menos comuns, mas realmente o
Varginha era um jogo mais claro, tinha mais a ver com o nosso
clima mesmo.

EL> Pra um jogo feito no Brasil, onde eh uma area que nao se leva a
EL> serio, com falta de profissionais e falta de um mercado gracas a
EL> pirataria, foi um produto louvavel ...

A pirataria atinge a todos, o que falta no Brasil é um
distribuidor de peso que acredite na produção nacional, enquanto
nos EUA um jogo vende aos borbotões antes mesmo de sair nas lojas,
aqui no Brasil nem um jogo com 15 anos de estrada interessa aos
"distribuidores" que só tem compromisso mesmo com os arranjos que
fazem com as empresas de fora.

É igual o mercado de cinema, o filme brasileiro por melhor que
seja não encontra espaço para ser distribuido, enquanto umas
porcarias sem pé-nem-cabeça que vem dos EUA são lançados como
grandes filmes.

Questão de compromisso com quem paga mais ...

EL> Bem melhor que outras producoes que houveram, como Brazilian
EL> Fighters ou BARRAVENTO !

Barravento era legal e foi provavelmente o único jogo brasileiro
desenvolvido para o Amiga. O Brazilian Fighters eu nem conheço mas
com esse nome é dificil pensar que seja brasileiro :8))

Voltando ao Barravento conto uma curiosidade, ele foi baseado em
uma idéia minha.

Meu projeto chamava-se "Capoeireca" e era uma brincadeira com o
famoso Karateka, do Apple. No Karateka o heroi vai salvar a
princesa Marikô que está presa em um calabouço, no meu jogo o
herói subia o morro para salvar a mulata Maricota, que estava
presa num barraco lá no alto, raptada pelo Português agiota :8))

Quanto estava montando os gráficos do jogo pedi ao Luis Moraes
para fazer um som de berimbau pra tocar, ele fez vários sons para
o jogo mas depois desisti do projeto por achar que o TK95 não
tinha muito tempo de vida (no que estava absolumente certo).

De repente o Luis apareceu com uma turma de programadores e surgiu
o Barravento, que era algo parecido com o Street Fighter. Na época
inclusive fiquei chateado porque fizeram tudo pelas minhas costas
e só fiquei sabendo do jogo quando ele foi lançado e apesar de não
ser exatamente o jogo que eu tinha pensado usava alguns conceitos
que eu tinha criado, principalmente meus estudos originais dos
golpes que só o Luis possuia ... coisa que eu tinha
digimanualizado (copiado na mão) de um livro de capoeira.

Alias o projeto do Capoeireca ainda está na gaveta, o pessoal que
estava atrás de uma idéia para jogo pode até aproveitar, no meu
jogo o heroi sobe o morro enfrentando policiais corruptos,
malandros com navalhas e porretes, urubus (ao invés de gaviões) e
cachorros sarnentos ao invés de lobos ... pedras rolam do alto do
morro e cada "chefe" é uma figura estranha ... é bem engraçado
:8))

Um grande abraço,
    
Divino Leitão
divino_at_p...
www.pobox.com/~divino
ICQ 1844666
Recebida em Thu 14 Feb 2002 - 12:12:28 BRST

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