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Re: RES: Re[3]: [CANAL 3] Re: brasil nos jogos

De: Divino <divino_at_p...>
Data: Sat, 16 Feb 2002 11:02:07 -0300

F> O jogo de plataforma é o Guismo da Jack in The Box.

Isso, mas o nome não era Guismo, creio que era Guizmo ou Guimo, se
procurar nos labirintos da Internet deve ter o demo em algum lugar.

F> Temos várias empresas brasileiras que estão batalhando para vencer no
F> mercado:
F> - www.perceptum.com
F> - www.continuum.com.br
F> - www.jackinthebox.com.br
F> - www.hades2.com (Espaço informática)
F> - www.fourx.com.br

Anotados os links, vou checar cada um para ver o que fazem de bom
...

F> O jogo avenida paulista era feito em basic e até era interessante.
F> Eu mesmo tentei pegar o ladrão (acho que era ladrão ou assassino)
F> diversas vezes.

Lembro pouco deste jogo, mas era um adventure do tipo fechado, com
as escolhas limitadas, tal como num livro de jogos. Pra quem se
interessa por este tipo de jogo tem um editor grátis em
www.til.net, chama-se Editor de Livros de Aventura e permite criar
jogos do genero sem qualquer conhecimento de programação. Tem
inclusive um jogo meu lá, chamado "Sábado 14th" que é uma gozação
com o filme "Sexta-Feira 13".

F> Não quero começar uma briga, mas só quem realmente tenta programar
F> jogos sabe da dificuldade enorme de produzi-los. Para chamar um
F> jogo de "Porco", é necessário saber fazer melhor do que o mesmo...

Assino embaixo, é muito fácil criticar o trabalho dos outros quando
não se tem qualquer obra para comparação. Todos tem o direito de
não gostar deste ou daquele jogo, mas daí a fazer avaliações de
qualidade vai uma longa distância e falta a muitos críticos
conhecimento de causa quando falam da produção nacional, que a meu
ver é muito boa, apesar de ser ínfima perante o mercado mundial.

F> Eu já mantive contato com os caras da Perceptum e eles estão
F> batalhando ... São dois engenheiros que se viram muito bem, e
F> considero os jogos deles de boa qualidade.

Alguns jogos brasileiros deixam para trás em qualidade seus
similares lá de fora ou mesmo as bases em que foram inspirados, o
nosso maior problema é a falta de recursos e isso se reflete também
em outras áreas e tomo por exemplo dois desenhos animados:

1. "Toy Story", produzido pelos Studios Disney, leva a fama de ser o
primeiro desenho animado totalmente produzido por computador e
dispensa apresentações até porque as empresas que estão por trás
desta produção sáo líderes em suas áreas ...

2. Cassiopéia ... este desenho pouca gente conhece e apesar de ter
sido iniciado bem antes do "Toy Story" é conhecido como o segundo
desenho animado totalmente produzido por computador, o detalhe é
que por trás da produção de Cassiopéia tem apenas um abnegado grupo
de brasileiros que chegaram a colocar um site na Internet pedindo
ajuda financeira pra terminar seu empreendimento. Não quero
comparar a qualidade geral dos dois desenhos, enredo e outras
questões ligadas mais a gosto pessoal, mas ambos são uma obra
dificil de fazer e que exigiu alta tecnologia e dedicação, a
diferença fica por conta da grana que se gastou pra fazer um e
outro, da quantidade de profissionais envolvidos, etc e etc ...

F> Eu estudo a mesma engine que foi utilizada no Incidente em Vargina
F> e é possível fazer jogos de alta qualidade com ela. Logicamente,
F> ela está numa versão mais atualizada agora.

Não conheço a engine de criação, mas basta uma olhada no jogo para
ver que é resultado da soma de talento e ferramenta adequada ...

F> Voltando ao assunto do Atari: Alguém já utilizou algum editor para
F> desenhar os sprites na resolução do Atari ? Esse editor tem que
F> mapear os sprites em bits para incluirmos no código fonte ...

Teoricamente seria algo fácil de produzir, usando delphi, por
exemplo ...

Um grande abraço,

Divino Leitão
Recebida em Sat 16 Feb 2002 - 05:02:41 BRST

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