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Re:[CANAL 3] Sábado chuvoso, é nisso que dá...

De: XBox Fã <xbox_fan666_at_h...>
Data: Sat, 16 Feb 2002 23:22:08 -0200

Olha, eu não sei se foi plágio ou não, mas foi uma das descrições sobre a
história do video-game mais legal que já vi. Parabéns!

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A EVOLUÇÃO(?) DOS VIDEOGAMES
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início - 1985
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Nesse período, um bom jogo é:

- Aquele que você ainda tem vontade de jogar no dia seguinte à compra.
- Aquele que você nunca encontra num cartucho com vários jogos.
- Um arcade.

Você reconhece facilmente os jogos desse período porque:

- Metade deles envolve um canhão movendo-se horizontalmente na parte
inferior
da tela disparando contra objetos voadores. Mudar a cor do canhão é o
suficiente para transformar o jogo em uma seqüência.

- Não importa se o que está sob seu comando é uma pessoa ou uma nave: ela
será
destruída ao menor contato com qualquer elemento presente na tela que não
faça
parte do cenário, se houver cenário. Mas pelo menos você sempre tem mais
duas.

- Nos jogos domésticos, um castelo medieval, uma floresta e a superfície de
um
planeta desconhecido são bastante parecidos. Já os arcades são tão
bem-feitos
que é perfeitamente possível diferenciar-se uma nave de um personagem
humano.
Dá até pra ver as asas da nave!

- Carros de corrida explodem por qualquer coisa, mas a maioria nunca fica
sem
combustível. Os poucos que ficam, quando ficam, também explodem.

1985 - 1989
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Neste período, um bom jogo é:

- Aquele que tem fim.
- Aquele feito pela Konami.
- Um arcade com dois botões.

Você reconhece facilmente os jogos deste período porque:

- Eles fizeram você perder um monte de fichas até se acostumar à idéia de
pular e atirar ao mesmo tempo.

- São divididos em várias partes. As músicas e cenários mudam de uma para
outra, os inimigos normalmente só mudam de cor. No final de cada uma delas

um inimigo que você pensa que nunca vai conseguir derrotar, até derrotá-lo
pela
primeira vez.

- Libertar uma garota seqüestrada e salvar o mundo são tarefas igualmente
simples. Basta andar da esquerda para a direita e esmurrar qualquer coisa
que
vier em sentido contário.

- Todo o mal do mundo passou a ser causado por ninjas, gangues e robôs. Já
os
alienígenas aparentemente desistiram de invadir a Terra para tentar dominar
toda a galáxia de uma vez. As naves que os enfrentam agora são capazes de
disparar no mínimo três diferentes tipos de tiros, além de bombas que
destróem
todos os inimigos ao redor. Estas, infelizmente, são limitadas.

1989 - 1995
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Neste período, um bom jogo é:

- Aquele com imagens e vozes digitalizadas.
- Aquele feito pela Square. Ou pela Konami, desde que não seja um arcade
para
quatro jogadores.
- Um arcade com seis botões, ou um manche/volante e uma cabine móvel.

Você reconhece facilmente os jogos deste período porque:

- A maioria deles começa com "Round One! FIGHT!".

- Quem antes desaparecia ao levar um tiro agora sangra por todos os poros ao
levar um pisão no pé.

- O seqüestro de namoradas pelo jeito deixou de ser um bom negócio, o que
fez
com que todos os vilões tentassem dominar o mundo. Felizmente, salvar a
humanidade ainda é bastante simples: primeiramente, escolha um entre os
vários
personagens disponíveis. Certifique-se de ele tenha à disposição no mínimo 5
veículos, 15 armas ou 60 golpes, e de que você sabe utilizar corretamente
cada
um deles. Depois, basta andar da esquerda para a direita como antes.

- Alguém se lembrou de algo chamado "enredo". Assim, o que era puro nonsense
virou nonsense com animações e diálogos.

1995 - hoje
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Neste período, um bom jogo é:

- Aquele que usa a maior quantidade possível de polígonos.
- Aquele feito pela Square. Ou pela Konami, desde que você consiga achá-lo e
ele não seja de futebol.
- Um arcade de um dos períodos anteriores.

Você reconhece facilmente os jogos deste período porque:

- São todos iguais.

- Você consegue acompanhar a ação de trezentos ângulos diferentes - e nenhum
deles é mais divertido do que o velho scroll horizontal.

- É necessária uma grande dose de atenção para acompanhar a complexa
história
que se desenrola enquanto você joga, principalmente porque ela só vai fazer
sentido se o jogo for da Square.

- 30% dos jogos que não são de esporte tentam imitar Tomb Raider. Outros 30%
tentam imitar Final Fantasy, e outros 30% tentam imitar Quake. Os 10%
restantes
tentam ser criativos misturando os três. E o resultado em 90% das vezes é
uma
merda.

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Recebida em Sat 16 Feb 2002 - 17:22:09 BRST

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