Google Custom Search

O Inicio do jogo.

De: JULIANO CONSTANTINO <jcons_at_t...>
Data: Mon, 11 Mar 2002 23:57:34 -0300

O texto eh interessantissimo pra quem eh Atarinagers !!

"Quando conectou um microprocessador a seu aparelho de televisao e inventouo jogo Pong, Nolan Bushnell deu inicio à historia da Atari."

"O método de Nolan Bushnell para colocar sob o controle do usuário as imagens que aparecem na tela mudou o conceito popular de lazer e conquistoumilhoes de jovens.
Ele e dois parceiro(Ted Dabney e Larry Bryan) invertiram algum dinheiro e lancaram o jogo eletronico Pong em Sunnyvale, California, em 1972. Logo perceberam que tinham em maos um sucesso e uma fonte de lucros.
O dominio Atari sobre o mercadode videogames comecou com uma decisao oportuna tomada por essa empresa logo depois : comprar os direitos da invencao deBushnell.
A Atari manteve a dianteira por quase toda a decada de 70, ate o gosto do publico se transferir dos jogos do tipo fliperama para os micros.
O mercado de jogos e como o de discos : devem-se descobrir as estrelas em potencial e promovelas. Talvez por isso a Ataritenha sido comprada pela Warner Communications International, ligada a filmes e discos.
Os fliperamas operados por moedas ou fichas proporcionaram lucros enormes até os ultimos anos da decada de 70. Mas logo o negocio entro em declinio e, em meados da decada seguinte, causou prejuizos consideraveis.
Space Invaders, da Taito, habilmente comercializada pela Atari, é o mais conhecido de todos os jogos para computador. Tornou-se um fenomeno social eoriginou uma exurrada de outros cartuchos com temas galacticos. A empresaesteve no centro da febre dos jogos eletronicos, com varios de seus produtos nas listas dos preferidos : Asteroids, Battlezone, Centipede, Missile Command e The Tempest, por exemplo.
A obsessao pelos fliperamas foi meteorica.Os frequentadores logo se voltaram para micricomputadores, que ofereciam duas grandes vantagens : O mesmo divertimento das casas de jogos eletronicos, sem dispendio de dinheiro. Alem disso, o usuario passava a possuir uma maquina de computacao bastante flexivel.
Inicialmente, a Atari respondeu a essa mudanca na preferencia dos consumidores convertendo seu melhores softwares para fliperama em jogos destinados amicros. Conectava-se um cartucho ao micro, expandindo ou substituindo a ROM do proprio computador. Assim, nao era necessario carregar o jogo na memoria a partir de um cassete ou disquete. A tecnologia necessaria, porem , tornava os cartuchos muito caros e nao reprogramaveis. Em consequencia, a empresa se via frequentemente com pilhas de encalhes de jogos impopulares.

Declinio da fortuna (Essa parte eu achei muito interessante)

A estrategia de mercado utilizada pela Atari para superar o problema nao deu bons resultados. Baseando as projecoes de venda num jogo que alcancara enorme sucesso - PAC MAN - ela pagou um alto preco por esse otimismo exagerado: catorze caminhoes despejaram os cartuchos nao vendaveis num grand buracono deserto de Nevada.
A Atari tambem falhou por nao investir nume caracteristica operacional fundamental dos computadores : as instrucoes de um programa nao precisam converter-se em entidade fisica para serem distribuidas. Sua transmissao pode serfeita por telefone, cabo, radio ou televisao. Novos produtos e tecnicas que permitem essas formas de transmissao tornam-se cada vez mais disponiveis no mercado internacional.
Os problemas da Atari foram causados, em parte, pelo desentendimento entre a divisao de videogames, que estava em declinio, e a crescente divisao de microcomputadores. Agora, as duas se integraram.
Os microcomputadores da empresa tem como caracteristica tres chips especias(Pokey, Antic, e GTIA), que controlam, respectivamente, as portas de entrada e saida, os graficos e a cor. Todos utilizam o processador 6502 e ha grande variedade de programas à disposicao. "

Retirado de : Microcomputador - Curso Pratico - Editora Globo 1984. Primeirfaciculo, pag 115.

---------------------------

Ja juntei a minha pa e a minha picareta, quem vem comigo ???????????

Deserto de Nevada, aqui vou eu !!!!!!!!!!!!!

Obrigado pela leitura

ejay

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Mon 11 Mar 2002 - 18:53:38 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.