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Re[6]: [CANAL 3] Re: coisas "raras?" por favor me ajudem!

De: Divino <divino_at_p...>
Data: Wed, 13 Mar 2002 18:59:01 -0300

Dl>> Fiz 4 jogos aqui para o Sinclair ...

ED> ainda tens isso? :)

Nop, faz tempo que as fitas originais que eu tinha mofaram e os
arquivos de programação se perderam no tempo. Tinha algumas coisas
impressas que minha ex cuidou de detonar.

Não tenho mais nada a não ser os registros na extinta SEI, pois
estes ficaram com uns documentos que eu guardo em local seguro.

ED> é possivel disponibilizar?

É possivel, basta que alguém tenha guardado, os programas
chamam-se:

Cavernas de Marte (tem duas versões, uma em Basic e outra em LM)
Joguinho no estilo Mr Do (que veio depois) onde um astronauta tem
que escavar o subsolo de Marte a procura de fontes de uranio para
reabastecer sua nave. Uma aranha pentelha fica caçando ele pela
tela. Tem umas pedras também que podem matar o cara se cairem na
cabeça dele ...

Foi meu primeiro jogo, descobri depois que a "inspiração" para ele
tinha vindo de um jogo que foi um dos primeiros das máquinas de
fliperama, mas não lembro o nome do bicho. No original o
personagem cava o solo em busca de diamantes e tem uns robots que
o perseguem.

Valkirie
Valkirie foi uma versão do jogo de mesmo nome que tinha para o TRS
80 (CP 500 no Brasil). É uma cópia fiel do jogo, com uma ou outra
bobagem que acrescentei, os gráficos são o melhor que eu podia
tirar do TKzinho e é feito todo em Linguagem de Máquina.

Pinball
O Pinball foi inspirado num jogo do Apple, o grande lance deste
jogo é um modulo que permite ao jogador construir suas próprias
mesas. Para o que o TK tinha a oferecer ficou muito bom.

Q*Bert Minha homenagem a este jogo, gostei tanto dele no Atari que
resolvi fazer uma versão para o TKzinho. Curiosamente foi o que a
gALLera mais gostava, embora o mesmo não acontecesse com a versão
do Atari (infinitamente superior). A maior curiosidade deste jogo
foi eu ter feito um fundo em 3D (usando apenas ASCII) que eu mesmo
nunca mais consegui reproduzir depois em outro computador, acho
que sonhei com a coisa :8))

Estes aí foram comercializados mas teve um que não chegou a ir
para o mercado, justamente o melhor deles.

River Raid
Num curso ministrado pelo Renato Degiovani a equipe onde eu estava
resolveu fazer uma cópia do River Raid para o TK. Na verdade só
quem programou foi o Frederico Liporace (o mesmo que fez Enigma dos
Deuses para o Apple) e eu, que dividimos o programa em módulos e
cada um fez uma parte. O outro componente da equipe era um garoto
que não sacava nada de programação e só assistiu.

O jogo tinha algo inédito em programas para TK, funcionava tanto
com redefinidor de caracteres quanto sem e tinha cenários
infinitos, sorteados aleatóriamente. Completamos o jogo no curso,
mas nunca deixamos ninguém comercializar e o TK acabou saindo do
mercado ... não sei se o Fred conservou sua cópia, a minha eu
perdi.

ED> o que fizeste de legal pro Amiga? conta ae. pode ser em pvt

Em termos de programação não fiz quase nada a não ser um
programinha que calculava hora de trabalho em dolar e convertia
para a moeda da época, fez muito sucesso com os caras que editavam
video. Usei para fazer isso um programa similar ao Visual Basic da
MS.

Mas dei curso de programas de Amiga (principalmente o De Luxe
Paint e Toaster) para mais de 2000 pessoas (número dos que eu
tinha cadastrados). Fiz muitas vinhetas para redes de TV,
comerciais principalmente e cheguei ao topo quando fui contratado
pela PCI como consultor da linha, meu melhor emprego em todos os
tempos ;8))

Escrevi muitas matérias sobre o Amiga para diversas revistas e
jornais e compilei dois disquetes com programas selecionados que
chamei de BD Disks (Best of Disks). Nos disquetes eu definia um
tema e colocava TUDO sobre ele, os programas, manuais de instrução
traduzidos e até opção de registro junto ao autor, quando fosse o
caso.

Infelizmente a CPU Amiga andou fazendo caca com os BD Disks
(ofereceram de brinde para quem assinasse sem me pagar os
direitos) e desisti de faze-los.

Também fiz um disquete de inicialização para ensinar o comprador
do Amiga 600 a usar o micro. O disquete dava boot e ensinava os
passos básicos pra quem nunca usou micro. A PCI pagou bem por este
disquete mas sei lá porque motivos nunca o inseriu no pacote do
A600, que acabou saindo de linha e dando lugar para o A1200, eu
estava preparando o mesmo disquete para o A1200 quando a Commodore
faliu ...

O jogo não é mérito meu, mas o único jogo brasileiro de Amiga
(Barravento) foi criado baseado (sem me participarem) numa idéia e
projeto meu para o TK 90x. Um dos autores do jogo (Luiz Moraes)
havia tido acesso ao projeto de meu "Capoeireca" para o TK 90X,
porque o convidei para fazer a trilha sonora. O "Capoeireca"
infelizmente foi cancelado era uma sátira ao "Karateka" do Apple,
já comentei isso aqui na lista ;8))

Um grande abraço,

Divino Leitão
Recebida em Wed 13 Mar 2002 - 14:00:05 BRT

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