Google Custom Search

FLASH MX

De: Divino Leitão <divino_at_p...>
Data: Fri, 15 Mar 2002 16:01:38 -0300

Que me perdoem aqueles que considerarem fora de escopo, mas é novidade da boa ...

Acabo de chegar de uma palestra da Macromedia, onde demonstraram seu mais novo produto, o Flash MX. Para quem esperava o Flash 6 a MM apareceu comesta surpresa, afirmando que o MX passará a ser uma família de novos produtos, que vai afetar a linha completa da empresa.

O programa não teve mudanças radicais na interface com o usuário e o que mudou foi para melhor, tal como os montes de janelas POP UP que se abriam a cada função ou comando e que agora se concentram em uma unica janela.

A janela de propriedades no estilo de outros produtos da Macromédia (como o Dreamweaver) também foi incorporada e basta clicar num elemento qualquer da tela que a janela de propriedades muda automaticamente para as daquele elemento.

A janela de scripts também mudou bastante e agora conta com uma série de opções que visam facilitar a vida do desenvolvedor, alias é justamente nesta área que o Flash MX está apostando pois agora o programa vem com suporte para programação em nível muito maior e se antes era uma linguagem "java like" agora é praticamente "full java" com 100% de compatibilidade com o padrão ECMAScript, suporte para XML e integração com o Coldfusion MX, entre outras sopas de letrinhas.

O resultado prático disso é que agora se pode fazer sites dinamicostotalmente integrados com o servidor sem necessidade de usar ferramentas de apoio, os exemplos apresentados mostravam sites totalmente em Flash gerenciando aplicações financeiras, gerando janelas de chat e protocolos diversos de comunicação, tudo baseado em modulos criados em Flash MX.

A programação modular torna este Flash ainda mais poderoso pois permite que se criem componentes de programação e que os mesmos sejam aproveitados em outras aplicações criadas com o programa ... aparentemente o céu é o limite.

Na parte gráfica chamou especialmente a atenção os novos comandos, capazes de criar aplicativos prontos com o arrastar de dois ou tres componentes, texto rolante agora fica fácil de fazer no Flash, mas o maior avanço é um componente de video que permite lançar video diretamente no Flash e controlar o mesmo completamente, com avanço, retrocesso, tudo acessível pelo Action Script.

O video no FMX é proprietário e a tecnologia é parceria com uma empresa da qual esqueci o nome, pode ser integrado ao bloco de Flash ou ser gravado a parte num formato de extensão .FLV (Flash Video). A apresentação mostrou que realmente é possível brincar melhor com video agora.

Na palestra nada foi dito, mas segundo rola nas listas de Flash e afins, o novo programa não imita apenas o X da MS, mas também entra na luta anti-pirataria com a postura de jogar para o seu usuário pagante a responsabilidade.

Não é oficial, mas segundo dizem o novo Flash MX, quando o seu usuário estiver na Internet vai trocar figurinhas com o servidor da Macromedia e se for identificada a cópia não autorizada o programa será travado a distância.

Como eles pretendem fazer isso sem invadir a privacidade das pessoas eunão sei, mas com certeza alguém vai pagar o pato ...

O novo programa já está disponível para download desde hoje no site da Macromedia (que naturalmente está engarrafado) e chega as lojas nodia 27/03 na versão em ingles e a versão em portugues está prometidapara 27/04.

É isso, eu gostei do bichinho e imagino que vai abrir um bom mercado para novas aplicações e certamente vai tornar o Flash um produto mais conhecido, até porque pelo jeito ele vai rodar até mesmo nas novas gerações de celulares e já tem acordo anunciado com a Nokia.

Só falta eu juntar 499 doletas pra poder comprar minha versão ;8)))

DivinoX LeitãoX

    

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Fri 15 Mar 2002 - 11:25:16 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.