Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Oculos 3D

De: Daniel Caetano <dcaetano_at_t...>
Data: Wed, 27 Mar 2002 20:05:23 -0300 (EST)

On Wed, 27 Mar 2002 22:41:37 +0000, jcons wrote:

Opa,

>Alguem poderia me explicar como funciona em detalhes os Oculos 3D do
>Master System ?
>Sao duas telas de LCD ???

Sim, sao. Mas nao ha' imagens nelas. Elas simplesmente
"piscam" em 30hz, ou seja, num momento uma tampa sua vista,
noutro momento e' a outra que tampa... e isso sincronizado
com uma mudanca na tela ta TV.

Quem ativa essa variaca no oculos e' um pino do VDP,
que indica a troca de desenho na tela. Esse e' um processo
automatico de um modo de video especifico do VDP do Master System
(esse mesmo pino existe no MSX2 ou superior, dai' a possibilidade
de se ligar o oculos 3D do Master no MSX).

Como ele consegue trocar tao rapido, sendo que e' lentim, lentim?
O Master, assim como o MSX2 ou superior, possuem mais VRAM do que
realmente aparece na tela. Isso nos leva a uma situacao que podemos
usar a VRAM que nao ta' aparecendo como FrameBuffer. Bem, ocorre
que existe um ponteiro no VDP indicando onde na VRAM comeca a tela
a ser mostrada. Entao, supondo que a sua tela 1 ocupe 8K e a tela 2
8K, teriamos:

0000h a 1FFFh - Tela 1
2000h a 3FFFh - Tela 2

Quando a imagem 1 ta' sendo mostrada, o ponteiro indica 0000,
e o pino do VDP tem sinal baixo, fazendo com que a tela do olho 2
(qquer um, e' convencao) acenda (fique preta), deixando apenas o
olho 1 ver a imagem. No momento seguinte, ele muda. O ponteiro
passa a indicar 2000h, o sinal do VDP sobe e ai' quem acende (fica
preto) e' o LCD do olho 1, deixando apenas o olho 2 ver a tela.
E isso se repete em 30Hz, ou seja, cada olho ve a tela so' 0.5s
em cada segundo, a intervalos iguais, sendo que cada olho ve
a tela por (0.5/30)s antes de o processador mudar para o outro
olho.
Ceeeeeeeeeeeeeerto?

Alguma aplicacao mais seria pro oculos?

(A proposito, ele da' um certo desconforto por cada LCD ficar
piscando a 30Hz. Se eles piscassem a 60Hz - e a tela tivesse em
120Hz - praticamente nao seria perceptivel e o deesconforto seria
minimo).

[]'s

Daniel Caetano
djcaetano_at_y...

..."A necessidade de criatividade e' o que contribui para a
mudanca. A criatividade mantem o criador vivo." (Frank Herbert)
http://soulmatrix.dynodns.net/ - This OS/2 system uptime is 0 days 23:52 hours.
Recebida em Wed 27 Mar 2002 - 15:07:15 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.