Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Acrescentando... :-)

De: Eduardo Mello <vgbelloq_at_u...>
Data: Mon, 1 Apr 2002 21:17:06 -0300

> Olha só, até 1983/84, o que existia de VGs criados no Japão? Cassete
> Vision da Epoch (1981) , um MONTE de Pongs relativamente bem-sucedidos
> (difícil determinar origem) e, lançados em 1983, o SG-1000 e o FamiCom. O
> SMS foi fim de 83 / início de 84, correto?

Creio que na verdade o SMS só saiu em 85 no Japão... Os seguistas confirmam?

> Então, antes do "crash" (83-84), o único videogame genuinamente
japonês
> não deu em nada no mundo (CasseteVision). Os americanos ferviam.
>
> Até os idos de 1986 nenhum deles fez um sucesso extraordinário fora da
> Ásia / Oceania. O contrário, sim: O Atari foi lançado no Japão, Vectrex
tb,
> Colecovision... Até o Arcadia 2001 passou por lá. Todos com sucesso
> relativo...
>
> Agora, só na segunda metade dos anos 80 é que a via contrária
aconteceu:
> Os japoneses REALMENTE tomaram conta do mundo (Europa / Américas), e os
> americanos e Europeus acabaram engolindo um sashimi... :-D
>
> E tem uma perguntinha difícil de responder: O NES chegou rasgando nos
> EUA em 86-87. Vendeu horrores. Será (e só será) que ele só vendeu pq os
> fabricantes americanos estavam encolhidos? Será que foi "sorte" da
Nintendo
> em pegar um belo hiato? Será que se a Atari tivesse insistido no 7800 (com
> marketing *correto*) na hora certa, não teria tido resultado melhor?
> Acho que os Japoneses ainda seriam os donos do mercado mundial, mas
> talvez os americanos não tivessem passado mais de 15 anos passando
> vergonha...
> :-)
>
Acho bem provável. Numa época em que o mercado era ditado pelos arcades, era
natural que os japoneses eventualmente se tornassem os manda-chuvas no
mercado doméstico tb. Foi assim com a Atari na década de 70.
Além do mais, eles (a Nintendo) tinha um modelo de negócios mais viável para
os novos tempos (ganhava dinheiro licenciando terceiros e tal). Mas com
certeza teriam tido um certo trabalho, já que a Atari era bancada por uma
gigante (Warner) e tinha faturamente de 2 bilhoes ao ano. A Nintendo por
outro lado era uma anãzinha na época. Dinheiro não é tudo mas faz diferença.

Ua,

Eduardo Mello
Recebida em Mon 01 Apr 2002 - 16:17:47 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.