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Re: [CANAL 3] O que foi o MSX?? Os computadores ainda superam os videogames nos jogos?

De: Daniel Caetano <daniel_at_c...>
Data: Wed, 03 Apr 2002 15:14:24 -0200 (EDT)

On Wed, 03 Apr 2002 17:34:18, Luiz Sakitani wrote:

>Descupem pois sou leigo quanto a computadores antigos, mas em que epoca teve
>o MSX e com que video game ele competia? Hoje em dia vemos (sei que são
>palavras proibidas na lista as que vou usar agora) playstatiom 1 e 2, x
>Box, dreancast, Cube e ao meu ver algum jogos são tão bons quanto de jogos
>de computadores atuais. E o MSX na época que esteve em alta seria
>equivalente hoje em dia a um Pentium 3 com placa 3d, kit mutimidia de
>primeira e uma biblioteca de jogos grande?
>Descupem mais uma vez mas vejo que são muitos os admiradores deste micro =)

O MSX e' um computador pessoal lancado em 1983, quando entao possuia
16 cores, 3 canais de som, e o processador central era o Z80, ja' a 3.57Mhz.
Comparado com o Atari que era o video-game da epoca, era super extraordinario.
O Sega Master System era uma versao um pouco melhorada do MSX1, com um PSG
um pouco diferente (algumas coisas a mais e outras a menos) e um VDP
sensivelmente melhorado para permitir o fim de um borramento esquisito que
acontecia no MSX1.
Vale lembrar que o MSX1 ja' tinha drive de 3,5", periferico alias que
foi inventado pela Sony para o MSX. Em 1984 tambem foi lancado um MSX
da Pioneer que tinha capacidade de controlar um LD player e alguns jogos
realmente "fora da realidade" para aquela epoca foram feitos usando
esse LD. Disso o Daniel Ravazzi pode falar bem melhor, pq ele tem um
desses... (^=
O Nintendo (NES) de 8 bits veio com forca. Apesar de ter um processador
central mais modesto e o de video aparentemente tambem, este trabalhava
com um conceito interessante em que tinhamos uma "VROM", igual aos arcades,
e nesta VROM tinhamos todos os padroes de desenho prontos e ficavam
facilmente acessiveis ao processador de video dele. Isso fazia com que
ele tivesse capacidade de competir com o Sega Master System.
Bom, tudo muito bom, mas ja' em 1985 foi lancado no Japao o MSX2. Esta
versao ja' era capaz de mostrar resoluao de 512x424 pontos em 16 cores
de um palette de 512, ou entao um modo especial de 256x212 ou ate' 256x424
com 256 cores em formato RGB. O novo processador de video tinha comandos
por hardware (copia logica, desenho de reta, retangulo, etc) que o
deixava bastante mais eficiente que seu irmao mais velho, o do MSX1.
Alem disso haviam melhorado o gerador de Sprites que agora era capaz de
gerar ate' 8 sprites na mesma linha (ate' 32 na tela se nao forem usados
truques... mas com truques pode ir a mais que isso. Space Manbow mostra
mais que 32 sprites usando esses truques), sendo que eles nao era mais
monocromaticos: podiam ter uma cor diferente por linha. Havia tambem
um novo recurso de scroll vertical por hardware, muito bem usado no
jogo Aleste 2.
Well, isso pra nao falar nos chips de som que ja' existiam: o SCC,
um chip de som que adicionava mais 5 canais com ate' 4 instrumentos
Wavetable (bem simples, mas ainda assim uma wavetable) e o MSXAudio
(OPL1), que colocava `a disposicao um poderoso chip FM com todos os
9/11 canais configuraveis, alem de possuir um PCM muito bom para a
epoca, um clock interno (a MSX Audio continua tocando mesmo que as
interrupcoes do micro sejam desligadas) e uma interface MIDI com um
teclado.
A MSXAudio era cara, e nao demorou muito para alguem lancar o OPLL
para o MSX (o mesmo FM do Master System, ou melhor, do MarkIII), que
era bem mais barato e ja' possuia uma boa quantidade de recursos
interessantes.
Ja' no MSX2 estavam disponiveis as Memory Mappers, expansao de
memoria para ter ate' 4Mbytes no MSX (4Mbytes = 32Mbits... lembre-se
estamos em 1985).
Em 1988 a Konami lancou o SCC+, que adicionava mais um instrumento
de Wavetable ao SCC anterior, e agora cada canal podia ter o seu
proprio instrumento Wave, a primeira interface de Harddisk foi feita
pela ASCII e diversos outros perifericos como capturadores de imagens,
super-imposers, leitores opticos etc foram lancados para o MSX2.
Acho que o MSX2 foi o computador mais produzido da serie MSX.
Em 1989 saia o MegaDrive, com o seu 68k de 16 bits. Neste mesmo
ano saia o MSX2+, que tinha alguns recursos melhores que o proprio
MegaDrive (por exemplo, ele podia mostrar ate' 19k cores na tela),
e tinha tambem scroll horizontal por hardware, mas no geral nao
conseguia competir. Injusto comparar um z80 a 3.57Mhz com o 68k,
mesmo em sua versao 16 bits. (^= Assim, foi a primeira vez que um
video-game superou o MSX em recursos.
A versao TurboR do MSX saiu apenas em 91, com o processador central
de 16 bits, mas ja' era tarde, e no TR o "killer" foi o processador
de video, que continuou o mesmo do MSX2+ e estava muito desatualizado.

Isso falando em video-games. O MSX tinha concorrentes fortes dentro
do Japao como o X68k, um estupendo computador, e fora do Japao concorrentes
como o Amiga que tambem o desbancavam... Mas vejam, eram computadores
de 16 bits.
Eu gosto e tenho carinho por ZX Spectrum, Apple, C64 e mesmo pela linha
TRS-Color que nao tive mas muito quis ter quando era bem pequenininho. Mas
nao dava pra comparar os recursos. Em termos de 8 bits, o MSX foi o que
teve de top.

PS: os jogos de Master e NES consguiam ainda ser mais rapido e
aparentemente mais poderosos que os de MSX2 devido ao fato que
eles usavam mapas tiled, enquanto que os novos modos de video do
MSX2 eram todos bitmapped, e por consequencia mais lentos. As
empresas que chegaram a fazer jogos de MSX2 usando modo tiled
(como a Konami no SpaceManbow) chegaram a um resultado violento
de bom, botando concorrentes de Master e NES no chinelo... mas
infelizmente forma poucas empresas que fizeram isso.

Acho que isso explica um pouco. Assim, pode-se dizer que o MSX
era, pelo menos "no geral" do hardware, alem dos video-games da
epoca. Mas nao e' isso que faz os apaixonados por MSX seram
apaixonados por ele. Naquela epoca informatica era uma coisa
mais romantica do que e' hoje. Hoje um computador vira lixo em
3 ou 4 meses. Naquela epoca nao era assim... e a maioria dos
usuarios adquiriam lacos com a maquina. Por isso, independente
da qualidade de cada um dos computadores, todos os computadores
daquela epoca possuiam seus apaixonados... que continuam apaixonados
ate' os dias de hoje. (^= E a maioria dos mais apaixonados
daquela epoca fazem parte de listas especializadas como essa e
tantas outras.
Eu chamo aquela epoca, apesar de reservas de mercado e tudo o
mais, de "tempo de ouro da informatica". Tenho saudades.

[]'s

Daniel Caetano
daniel_at_c...

..."A necessidade de criatividade e' o que contribui para a
mudanca. A criatividade mantem o criador vivo." (Frank Herbert)
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Recebida em Wed 03 Apr 2002 - 10:42:50 BRT

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