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Re: [CANAL 3] odyssey 1 (magnavox)

De: BOL <clis_at_b...>
Data: Sat, 25 May 2002 21:10:41 -0300

Fala pessoal!
Deixa eu entrar nesse tópico que é a minha área :)

>> Me desculpe, maso Odyssey 1 tinha cartucho? O de
>> cartucho não era o ^2?
>
>o odyssey 1 vem com 6 " cartuchos " que na realidade nao sao
>memorias roms, mas sim uma placa de CI que programa o jogo.na minha
>opiniao no minimo deve haver diodos, ou seja, o avo das memorias!!!.
>ainda foram lançados outros jogos inclusive um acessorio que era um
>rifle.....
>
>[ ]'s juliano

O Odyssey 1 é o pai de todos os telejogos, videojogos e seja lá o que
veio depois. (O avó de todo mundo me parece ter sido um hiper-mega-ultra
computador científico que alguém deu a doida de programar para simular uma
mini guerrinha de naves espaciais. Não estou muito certo disto mas é algo
assim.)

Voltando ao Odyssey, ele é um videogame TOTALMENTE analógico, ou seja,
construído com (pouquíssimos) transistores, diodos e resistores. E só.
Nenhum circuito integrado (chip), nenhuma memória, nada disso. Somente o
básico do básico da eletrônica (bom, faltou ter umas válvulas, mas isso a
gente deixa para a TV da vovó).
Os "cartuchos" (em número de 12, que já vinham com o Odyssey) não são
nada além de trilhas de circuito, sem componentes internos, que desta
maneira programam os módulos internos do Odyssey 1, que são basicamente 11:
1 e 2: geradores de sincronismo vertical e horizontal
3, 4, 5 e 6: geradores do jogador 1, 2, parede e bola
7 e 8: controladores de bola e de ângulo da bola
9: placa de análise de coincidência (gate matrix)
10: somador de sinais (pega o sinal de cada uma das placas anteriores e
gera o pulso de vídeo) e;
11: modulador de RF (gera o sinal para a famigerada caixinha de TV,
modulando para o canal 3 ou 4, se não me engano)

Interessante notar que os cartuchos não são necessariamente os "jogos".
Os jogos eram compostos pelas transparências da TV (overlays) e as peças,
tabuleiro, cartas, fichas e outros. Um jogo, muitas vezes, usava mais de um
"cartucho".

Os controles são analógicos, constituídos de 3 potenciômetros cada:
ângulo (english), vertical e horizontal, além de um botão de "tiro".

Como medida de corte de custos na época, a imagem era em preto e branco
e não gera som.

O rifle (que infelizmente não tenho) segue o mesmo princípio das
pistolas atuais: um sensor de luz libera o envio de sinal (tiro) somente se
vc apertar o gatilho quando coincidir com o alvo na tela.

Bem, é isso. É uma delícia jogar o bichinho, principalmente vendo a
imaginação dos desenvolvedores em criar 12 jogos só com os elementos parede,
bola e jogadores. Os itens adicionais ao videogame (fichas, dinheiro e
transparências (overlays)) são tudo o que vc precisa para voltar no tempo.

Aqui no Brasil ele foi fabricado por uma empresa do Rio de Janeiro, mas
só pegando o manual para ver.

Maiores informações vc também consegue em http://www.run.to/odyssey

[]s,

Clis

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Recebida em Sat 25 May 2002 - 17:09:59 BRT
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