Google Custom Search

Re: Re: [CANAL 3] Interface p/ TK90x

De: Daniel Lúcio <danlucio_at_g...>
Data: Wed, 10 Jul 2002 14:46:56 -0300

>Tem vários jogos que foram adaptados
>do ZX Spectrum para o MSX

Será que eram adaptados do Spectrum para o MSX?
Ou eram versões feitas para um e para outro sistema?
Existem diversos jogos que existiram para ambos
sistemas. Huchback, KnightLore, etc etc etc...
Muitos deles eram feitos para vários sistemas, então
acho difícil de dizer que foram adaptados a partir
do código do spectrum. Lógico que existem alguns
que eram originários do Spectrum mesmo.
[]s
Daniel

--------------------------------------------------
Daniel LS - Campinas-SP
Escola Técnica Eletrônica - ETEC
Engenharia de Computação PUCCAMP
http://www.templodigital.cjb.net
--------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: "Eduardo Luccas" <elucas_at_s...>
To: <canal3_at_y...>
Sent: Wednesday, July 10, 2002 1:40 PM
Subject: Re: Re: [CANAL 3] Interface p/ TK90x

...
> > Ela tinha aquele "botão mágico"... Que salvava a memória em disco.
> >Copiava até a mãe... Coisa de doido!
...
>VErdade isso? auhahuahuahuuah deveria ser bem legal..
>Os piratas de plantão deveriam curtir isso à beça.
...

Nem tanto...
o que o "botão mágico" fazia era gravar no disco uma cópia dos 48 Kb da RAM
do TK no momento da pressão do botão. No carregamento, o qual se dava não
pelo comando LOAD e sim pelo comando GOTO - vá entender - ele continuava de
onde parou. Eu não gostava muito desse método, além de ocupar muito espaço
no disco alguns jogos não funcionava direito, se não me engano pelo modo de
acesso das interrupções do Z-80 no código do jogo.

Preferia mais usar a M-1 ou - melhor - adaptar o programa "loader" original
do jogo para os comandos de disco.

>E realmente, as interfaces de MSX eram bem limitadas em relação a qde
>de drives q poderiam ser controlados.
>Alias, acho q as primeiras DDX, ou outras do padrão de acesso à
>portas so' poderiam controlar 2 drives, e num tinha como acrescentar
>mais, nem se colocasse outras interfaces..mas as padrão MSX MESMO
>(acesso a memória) acho q controlava ate' qts vc conseguisse
>colocar...era isso mesmo?
>So sei q a DDX corrigiu isso, e as mais novas interfaces poderiam ser
>conectadas com outras interfaces..
...

A DDX implementou nas interfaces da série 3.x uma lógica a qual permitia
conectar mais de uma interface nos slots (e depois dizem que só ela que
copiava as coisas...)

Me parece que as interfaces por endereços de memória poderiam se colocadas
quantas quisesse, basta caber nos slots...

>POr falar em TK eu gostava dos jogos adaptados de TK para MSX :D
>MAS já me disseram q no TK eles eram mais rápidos, é verdade?
>Eu achava o Astro MArine Corps do MSX (q era de TK, isso mesmo?)
...

Era do TK sim.
Tem vários jogos que foram adaptados do ZX Spectrum para o MSX.

Eu gostaria que tivessem adaptado o Goonies do MSX para o TK...
existe o Goonies para o TK mas ele é diferente (na verdade o do MSX é
diferente, o do Spectrum, do Apple II etc são iguais e tem mais a ver com o
filme), embora seja um ótimo jogo tb.

é isso...

[]'s
Eduardo Luccas
---------------------------------------------
elucas_at_s... - eduardo_at_a...
---------------------------------------------
VIDEOGAMES E MICROS CLÁSSICOS
Atari 2600 - Odyssey
Intellivision - Colecovision
Apple II - TK/ZX Spectrum - MSX
---------------------------------------------
Evite as drogas - use sempre um Macintosh
---------------------------------------------

Clube Canal 3 - Relembrando os saudosos Anos 80!

Acesse nosso site: http://www.clubecanal3.com.br
Dúvidas ? Leia nosso FAQ: http://go.to/canal3faq

Para enviar mensagens: canal3_at_y...

Para cancelar assinatura: canal3-unsubscribe_at_y...

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
Recebida em Wed 10 Jul 2002 - 12:27:09 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.