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> > Alguém conhece algum site que fale sobre gravar eprons para cartuchos
> > de Atari partindo de roms de emuladores???
>
> IIRC, se a ROM nao precisar de bankswitching (<= 4kB), e' so'
> gravar. Pega um cartucho nacional como base (nao vale CCE, mas
...
Olha isso é um assunto que todo mundo se interessa, mas dificilmente tem
algo on-line sobre isso. Os gringos - eu tenho percebido - não tem muita
informação sobre isso ou não gostam ou não sabem fazer esse tipo decoisa.
É simples e não é ao mesmo tempo.
Como o Leandro disse, os cartuchos de 2 e 4 Kb não são "chaveado", tendo
somente a EPROM no cartucho e mais um circuito inversor, que pode ser um
transístor ou um 74LS04, de modo a inverter a linha do chip select da
EPROM, que no caso do Atari é "invertido" do padrão.
Cartuchos de 8Kb pra cima o bicho pega... mesmo.
Como o Atari so consegue endereçar diretamente 4Kb o pessoal desenvolveu
uma técnica de chaveamento dos bancos de memória. Assim, os cartuchos de 8
Kb por exemplo tem 2 "páginas" de 4Kb, que o software do jogo chaveia
conforme a necessidade. Todo o circuito para esse chaveamento deve estar no
cartucho. Ocorre que existem vários tipos de chaveamento diferentes.
Felizmente a grande maioria (85 a 90% dos jogos) usam um esquema mais ou
menos padrão: eles acessam os endereços 1FF8 e 1FF9 (usando uma intrução
STA ou LDA), sendo que uma chaveia o banco 1 e a outra o banco 2.
Para implementar isso são necessários mais tres chips, fora a EPROM.
Quanto a EPROM propriamente dita, não tem segredos, é uma da série 27xx,
conforme o tamanho.
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> de bankswitching. Se me recordo, o da Parker Bros. e' que estava
> dando trampo pro Luccas fazer :P
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Sim, de fato o esquema da Parker Bros. é embaçado pacas.
Eles dividem o espaço em 8 bancos de 1K, sendo que os últimos 2Kb são
sempre fixos, e os outros 2Kb que podem ser chaveados, é meio complicado...
Eu consegui montar um circuito para isso, eu até levei no último encontro,
a plaquina com o jogo Mr. Do Castle. É que também eu queria muito jogar
esse jogo no console e esse cartucho é super-raro, então o jeito foi botar
a mão na massa... :-)) O fato é que alguns cartuchos que são muito
cobiçados pelo pessoal são da Parker Bros, como este, o Montezuma's
Revenge, o James Bond, Popeye, entre outros.
Mas o pior mesmo é o da M-Network. Esse é muito complicado, ele tem RAMno
cartucho (apesar que só o Burgertime que usa a RAM adicional) e um esquema
muito loco. E novamente tem cartuchos bem cobiçados como o Bump'n'Jump e
HE-MAN. Felizmente esses eu tenho as versões nacionas e os caras
conseguiram montar um circuito equivalente... :-D
Enfim, é algo possível, mas dá um bom trabalho.
E o custo disso não sairia a 5 conto cada cartucho, se fossem montados e
vendidos (como deve acontecer mesmo quando sair os cartuchos da W-games...)
Porém funciona e o mais importante é que dá pra jogar no console aquele
jogo que vc só jogou no emulador... :-))
é isso ai !!!
[]'s
Eduardo Luccas
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Recebida em Thu 11 Jul 2002 - 06:55:39 BRT