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Re: [CANAL 3] Pq gosto de jogo tosco..

De: André Taranto <taranto_at_e...>
Data: Tue, 16 Jul 2002 09:12:14 -0300

Noooooosa....!!!
Você falou tudo que eu penso, Gilson!!!

Eu também AMO o Adventure, entre outros tantos jogos da Atari. Como era
gostoso pegar o cartucho, principalmente quando era original, e ficar
viajando na ilustração dele! Acho que tinha um dragão, um labirinto... Cara,
eu via a ilustração do cartucho e ficava LOUCO pra jogar!!! Eu nunca podia
imaginar que, um dia, os consoles/computadores teriam a capacidade gráfica
desse tipo de ilustração! Mas, para minha surpresa, hoje olho pra trás e
vejo que era muuuuuito mais gostoso do jeito que era.

Pra mim, a "Era da Falta de Criatividade" começou com o "Doom". Logo da
primeira vez que vi, não gostei. Não tem nada mais ridículo do que aquelas
paredes quadradonas, aqueles monstros cujos pixels ficam enormes quando vc
chega perto deles. Afinal de contas, é um jogo em alta ou baixa resolução???
Lembro-me que ficava zoando um amigo meu que era viciado no Doom, e odiava
Atari: "Pô, Fulano, vc não gosta do Atari, mas quando vc chega perto das
paredes e dos monstros, os pixels ficam maiores do que os pixels do
Atari!!!". Ele ficava muito puto com a comparação!

Cara, quantas noites fiquei na frente do meu TK-95 bolando gráficos com, NO
MÁXIMO, 16x16 pixels! Pegava papel milimetrado, desenhava o
bonequinho/nave/etc., e depois saía catando e pintando os "quadradinhos" por
onde o traço tinha passado! E depois disso, tinha que transformar cada byte
em um número entre 0 e 255, pra transformar em linhas DATA, pra poder salvar
os gráficos do jogo! Putz! Minha maior dor de cabeça era escutar que o MSX
tinha 16 cores padrão, coisa que o TK só conseguia exibir mais de 8 cores
puras com o comando BRIGHT 1, mas isso tinha suas limitações... O MSX também
tinha comando especiais para sprites, coisa que o TK não tinha... Entãoa
gente tinha que usar a CRIATIVIDADE para bolar qualquer coisa, qualquer
joguinho, qualquer interface etc.

Os jogos antigos eram mais interessantes do que os de hoje, porque além da
CRIATIVIDADE, os gráficos "toscos" proporcionavam ao jogador um estímulo
inconsciente do lado direito do seu cérebro. Isso porque o cara tinha que
IMAGINAR que o quadradinho era um guerreiro, que uma seta era uma espada,
que um dragão mais se parecia com um cavalo marinho, etc. Hoje, um guerreiro
é um guerreiro mesmo, uma espada é uma espada mesmo, um dragão é umdragão
mesmo. Isso deixou o jogador com bem menos atividade no lado direito do
cérebro. Ele não tem que "mastigar" nada, basta engolir!

Infelizmente, hoje acabou a criatividade nos jogos, como vc bem notou,
Gilson. Pra começo de conversa, é tudo "TRÊIS DÊ". O mesmo visual com
polígonos e sólidos, tentando imitar a realidade, ao invés de se buscar A
CRIATIVIDADE. E olha que não sou suspeito pra falar, hein? Pois sou Animador
3D! Acontece que no meu trabalho, busco sempre a criatividade, a arte, a
proposta e os objetivos do trabalho antes de sentar no computador e enfiar a
cara na parte técnica.

Os jogos hoje são IGUAIS, mas diferentes hehehe... No começo, os jogos eram
fracos em qualidade gráfica, mas fortes em criatividade, jogabilidade. Com o
tempo, os jogos melhoraram a qualidade gráfica/sonora, e mantiveram a
criatividade (até o SNES mais ou menos). Hoje, a qualidade é altíssima, e a
criatividade ZERO. Isso também aconteceu em outras áreas, como música, por
exemplo. Acho o cúmulo da falta de criatividade algumas bandas/músicos
fazerem regravação de músicas antigas. Por que não se faz mais música como
se fazia na década de 60/70/80? É PREGUIÇA ou FALTA DE CAPACIDADE mesmo?

Ufa! Escrevi pra caramba! Mas é que isso tava preso dentro de mim, e eu
precisava soltar isso já não era de hoje! E apesar de ter apenas umas 2
semanas de lista, senti-me a vontade para desabafar com vocês!

Grande abraço,

André Taranto / Diretor de Produção
ECLIPSE Computação Gráfica Ltda.
< taranto_at_e... >
< www.eclipseonline.com.br >
-----Mensagem original-----
De: boottmaker <bootmaker_at_t...>
Para: canal3_at_y... <canal3_at_y...>
Data: Segunda-feira, 15 de Julho de 2002 13:57
Assunto: [CANAL 3] Pq gosto de jogo tosco..

>
> Toda plataforma tem seus jogos ruins e bons, em maior ou menor
quantidade.

concordo ;D

tanto q no Atari um dos jogos q eu gosto, e vira e mexe eu jogo é, no
minimo, ridiculo.
Tipo assim, eu tenho q jogar escondido dos meus sobrinhos senão eles riem
da minha cara ;D
O jogo é o Adventure..andar com um quadradinho desviando de dragões
horriveis, pegando uma ponte (?) q atravessa paredes (?) é horrivel.
Ridiculo, ridiculo, ridiculo.
Tipo, este jogo graficamente é tão ruim, mas tão ruim q eu adoro!
Tipow, é tão tosco, que se vc morrer na barriga do dragão, vc fica lá
preso ;D será q e' pq demora pra fazer digestão ? auhahuahuahu
E se chega o morceguinho e pega o dragão, vc fica voando pelos cenários (q
são horriveis) dentro da barriga.
Fala sério?

E quem falar mal do adventure vai sair porrada, pq este jogo só é legal pq
é assim.SE fosse em 3d renderizado a 120 frames por segundo com trilha deCD
num teria a MINIMA GRAça :D

Alais, eu prefiro mil vezes as nossas antigas conversas de 15 anos atrás :
"qual a resolução máxima de tal coisa? Qtas cores tem tal micro? "

do q as de hoje:

"comprei o Doom XXXVII q renderiza frames a 300 f/s.. em 1024 bit true
color"

não acham? Hj em dia é muito comum, qualquer jogo é na maioria das vezes
clone de outro, ou segue o q estão na moda.
Não desenvolve em NADA a criatividade de uma criança.
SE o quadradinho do Adventure era o guerreiro, o cavaleiro, poderia ser,
porque não ate' a princesa Gisele xgirl?
Agoram nos jogos de hoje, Snake, e' Solid Snake mesmo, não é o 007 nem o
Lion-o do Thundercats (q pra mim era o didi na mina encantada)
A LAra Croft é ela, os leões q ela mata são LEÕES, a pirâmide É uma
pirâmide..
Q coisa, né? Os jogos de hoje são as aberturas de ontem.É tudo o que a
gente sempre quis, mas parece q perdeu a graça.Qdo se termina um jogo assim,
terminou, acabou..vc torce pra que lancem o Tombraider, 3, 4, 5 ,90,
99...mas num se preocupe, daqui a pouco sai outro IGUAL, mas diferente...

Fora que antigamente as pessoas faziam o jogo para a máquina.Aposto q o
povo da Konami queimou muito neurônio pra fazer aquela scroll fina do Space
manbow, pq isso não era suportado pela máquina..devem ter "economizado"cada
bit para fazer o knightmare tão legal, super colorido e não ficar repetitivo
dentro de "miseros" 32k..
Hoje em dia eles fazem você comprar a máquina pra rodar o jogo que eles
fazem.VC tem um pentium 4 com um Mx 400, mas vc precisará de um pentium 6de
5 giga de mem. e uma placa de video de 1ghz com 512mega se quiser rodar o
Tomb Raider XXXIV ...

Bom, é isso.
FUI!
Gilson.

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Tue 16 Jul 2002 - 10:17:38 BRT

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