Google Custom Search

Re: Re: [CANAL 3] P&B do Atari

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Wed, 04 Sep 2002 10:26:01 -0300

> > Só queria saber que tipo de comando o botão exerce pra
> > neutralizar as cores?
...
>cores. Lembre-se que no Atari 2600 e' tudo feito no braco :) O "Flash Gordon"
>(me corrijam se estiver errado), ao inves de "neutralizar" as cores, pausa
>quando a chave esta' em P&B.
...

Bom, a coisa é assim:

O Atari tem um chip que controla operações de I/O, o 6532.
Este chip tem 2 portas de I/O de 8 bits cada. Uma das portas é usada para
os dois joysticks (o direcional; o botão não é sensoriado pelo 6532 esim
pelo 6526, o Stella). A outra porta é utilizada para os outros controles:
chaves Game Select, Game Reset, ambos os Difficulty e a chave P&B/Cor. (e
ainda sobraram 3 bits da porta).

O programa do jogo é que deve fazer uma varredura detectando em qual
posição cada chave está e tomar as medidas adequadas. Por exemplo, emtodo
o jogo uma rotina fica detectando o pressionamento do Game Reset para
iniciar um novo jogo. (um ótimo exemplo de bom aproveitamente desses tipo
de coisa é o jogo Adventure: usando Game Reset o jogo não "reseta" *mesmo*,
apenas vc volta pra o castela amarelo... usamos isso quando somos devorados
pelos dragões...); a mesma coisa par aas demais chaves.

Portanto a chave P&B/Cor também deve ser detectada. E o no programa deve
ter as rotinas para que o jogo fique preto e branco. Senão nada feito.
Notem que os jogos até uma determinada época (até 82, início de 83
provavelmente) implementavam esse recurso; dai pra frente não. (testem: no
River Raid ela funciona, no Enduro não). A chave ou não era aproveitadaou
era usada para outra coisa (como o caso do Flash Gordon que o Leandro
citou, excelente uso: pausa !!!). Alguns jogos como Star Master, Space
Shuttle e Solaris usam-na como parte do jogo.

É isso ai !!!

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Wed 04 Sep 2002 - 06:22:36 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.