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Re: [CANAL 3] Criação de Jogos

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Mon, 9 Sep 2002 18:43:23 +0100

----- Original Message -----
From: "Luis Filipe Mariante Gracioli" <ryumaki_at_t...>
Subject: [CANAL 3] Criação de Jogos
>
> Olá povo;
>
> Em um dos emails recentemente enviados, li sobre criação de jogos. Eu
> tenho tentado aprender Kylix e outras linguagens de programação pra,
> quem sabe, um dia, fazer uns jogos.
>
Particularmente, sem querer ofender a ninguém, para mim Kylix/Delphi é perda
de tempo. Se você quer uma linguagem fácil, onde é possível se desenvolver
jogos razoavelmente decentes, aprenda Java (flames em PVT, por favor).

>Nos tempos do MSX eu cheguei a
> programar algumas coisas, no amiga também, usando o AMOS.
>
Existe coisa parecida para PC (DarkBasic, por exemplo). Também não acho que
a relação custo-benefício é muito alta. Aprenda Java ou C (pegue leve com
C++ por enquanto, a menos que queira perder todo o seu entusiasmo), arrume
um bom framework (DirectX, SDL, OpenGL, Allegro, depende do que você quer
fazer) e comece devagar.

> A minha pergunta é: Será que tem mais gente que
> desenvolve/desenvolveu/desenvolveria jogos por aqui ?
Já escrevi uns demos, há muito tempo atrás. Escrevi um emulador também, do
Phoenix (em Java, por sinal...). Conheço um pessoal que já desenvolveu
profissionalmente, em Belo Horizonte, para Windows (um desses está começando
a brincar com o GBA, usando o HAM). Eu particularmente ando interessado na
arquitetura do Atari 2600, atualmente...

Outro exemplo é o Pike, a.k.a. Alexandre recém-chegado na lista, que
desenvolveu um jogo sobre Belo Horizonte usando a Lei de Incentivo à
Cultura. Bata um papo com ele para saber a ralação que foi. :-)

>A gente podia
> fazer algumas coisas pros micros antigos, ou até pros videogames. Gravar
> cds hj em dia é ridículo de fácil, fora que tem gente que tem gravadores
> de EPROM, ou seja, poderíamos fazer umas brincadeiras com cartuchos
> também.
>
Sim, dá para desenvolver tudo usando um emulador. Agora eu não recomendo
você começar por um console. É muito mais difícil e restrito do que usar um
PC. Eu tenho bastante experiência e mesmo assim tomou um dia inteiro para
entender a filosofia do hardware de vídeo do Atari ("segure o canhão pelos
chifres").

> Pode ser só por Hobby mesmo, mas ia ser legal a gente ter alguns jogos
> próprios, customizados, sei lá. ;)
>
> É uma idéia doida, eu sei, mas em equipe ela fica mais plausível do que
> individualmente.
>
É muito mais difícil do que você imagina. Não tecnicamente, mas em termos de
motivação. Já vi uma dúzia de projetos morrerem, em diferentes fases (na
concepção, após os primeiros rascunhos dos gráficos, após o primeiro demo,
etc.). Para falar a verdade, os únicos projetos amadores que conheço que
foram pra frente eram totalmente individuais (por exemplo, o emulador de MSX
para o Dreamcast do Arnon).

Sem querer jogar um balde de água fria (e já jogando), uma coisa é você ter
interesse por desenvolvimento de jogos. Chegar lá são outros quinhentos. Se
você for teimoso (como eu... :-) ), há muita informação por aí.
Profissionalmente, e tecnicamente, de longe a melhor fonte é o
www.gamasutra.com , o site irmão da (única ?) revista para desenvolvedores
de jogos que conheço, a Game Developer (que você acha fácil no Brasil em
lojas especializadas).

Um abraço,

Muriloq
Recebida em Mon 09 Sep 2002 - 09:43:41 BRT

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