Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Jogos Multiload do ZX-Spectrum (TK90X / TK95)

De: Luís Filipe Mariante Gracioli <ryumaki_at_t...>
Data: Mon, 25 Nov 2002 12:13:25 -0200

>
>Em 84 ganhei de um amigo dois jogos pro TK2000 (meu primeiro micro):
>Karateka e Theseus. Nossa! Jogava horas a fio! O Karateka do TK2000 é muito
>bom também, tem menos fases do que o do Apple II, mas ainda assim é
>excelente!
>
>Cheguei a ter outros jogos do TK2000 em cassete, tais como Ceiling Zero e
>Multifliper.

Eu, como até 1989, quando comecei a trabalhar, só tinha um Atari, achava
tudo lindo e na guerra "MSX x Apple" eu era fã de tudo que fosse mais
bonito que o 2600 (o que não era difícil). Já tinha visto o MSX, e babei
com coisas como Alpha Roid, Zanac e Knightmare, e conhecia o Spectrum, mas
nunca tinha jogado. Meu pai tinha um TK85 (que era a única coisa mais feia
que o Atari, então não conta).

Mas... me lembro do dia que eu fui na casa de um colega que morava no São
Quirino, em Campinas. Era longe pra dedéu pra quem dependesse de ônibus,
mas sabe como é o vício né... hehehe.

O cara tinha um Apple IIe, turbinaaaaaaaaaaado pra caramba! Era com monitor
verde, sim, mas cara, pra mim aquilo era lindo ! Não ver as cores me fazia
imaginar o jogo muito mais bonito !

E eu me lembro muito bem do Karateka, pois foi o primeiro jogo que eu vi,
quando entrei na sala onde o Apple IIe estava ligado. E, acho eu, que os
caras da Broderbund vão ter eternamente meu respeito pelo excelente
trabalho que eles fizeram em todos os jogos pra Apple.

Outros jogos que eu considero o "top" da lista do Apple II são: Droll,
Captain Goodnight e Black Magic. Quem não jogou, pega o emulador e dá uma
olhada. Black Magic, mesmo é fenomenal.

Agora, um top-hit do Apple que eu nunca gostei foi Conan. Que eu me lembre,
o Conan tinha uma espada. O que eram aqueles "bumerangues" que ele jogava ?
Eita joguinho mais feio!

Mas, enfim, eu nunca tive um Apple II. Achei muito diferentes dos jogos do
MSX. Os jogos pra MSX era bonitos, sonoramente bons, rápidos e simples. Os
jogos pra Apple tinham toda uma preocupação com a história do jogo,
densidade, opções de jogabilidade etc, mas eram mais lentos, com menos
cores e sempre, sem música. E claro, quase sempre ocupavam um disquete todo.

[]s

Luís Filipe Mariante Gracioli
ICQ: 19407684

"Damn the virtues! It comes in the way of the blade!"
(Kakita Toshimoko)
Recebida em Mon 25 Nov 2002 - 06:11:32 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.