Quem já jogou as últimas versões de Sim City (do 2000 em diante) provavelmente já conhece as Arcologies, no jogo prédios enormes auto-sustentáveis vistos como a solução para o problema de urbanização. O que eu não sabia é que a idéia tem até alguma sustentação acadêmica:
http://www.peagreenboat.com/arcology/theory.htm
It is important to understand that Soleri's Arcology is not the simple "city in a building" that many science-fiction books trivialize it as. It is not a dehumanizing "hive" of worker ants that a city-in-a-bottle without social evolution in accordance with the miniaturization, complexification, duration paradigm would produce.
Não estou convencido de que seja realmente uma boa idéia, entretanto. Lembra um pouco a Metropolis proposta pelo Gilette (não a do filme do Fritz Lang ou do novo animê homônimo):
http://future.newsday.com/6/fbak0625.htm
Muriloq (que adorou ver o que acontece com as Arcologies no "final" de Sim City 2000)
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Wed 27 Nov 2002 - 08:06:01 BRST