>Bom, o esquema deve estar guardado até hoje no fundo do baú da Activision...
>mas não tem nada publicado não. Tanto que a emulação de Pitfall IIé a pedra
>no sapato de todo desenvolvedor de emuladores para o Atari, porque precisa
>ser feita na base da engenharia reversa. E como o chip faz randomização e
>processamento independente do 6507, o timing precisa ser perfeito.
>A coisa é tão trash que o primeiro pessoal que conseguiu emular o Pitfall II
>foi a equipe do PCAE, e depois todos os emuladores 'licenciaram' o código,
>ninguém teve a manha de tentar re-escrever.
...
Ah certamente meu caro, eu acho que não iriam jogar fora não.
Talvez até não deem muita importância, mas acho tb que tem a informação.
Agora quanto a esse chip eu acho ele estranho...
Veja ele perfaz, segundo se diz, as funções quase de um
microprocessador a parte. Como ele faz isso se, pra começar, não tem
pino de clock no barramento do cartucho do Atari. Ah sim um clock
externo mas e como sincronizar com o clock do 6507 ??? E como
trabalhar "em paralelo" se não há como fazer a ligação entre os dois
"processadores" já q no Atari tem so os sinais de dados e endereços,
5V e GND.
Eu - na minha humilde e singela opinião - acho que esse chip tem um
ROM com os dados da música e uma tabela com numeros "aleatórios" e
que, atraves de um circuito correto de acesso, um sistema de banking
switching especial ou alguma área da ROM reservada o 6507 acessa ele
e obtem os dados que precisa sem fazer esforço.
É uma pena que seja um pouco difícil de obter outro cartucho pq eu -
ainda que pretenciosamente - gostaria muito de descobrir como
funciona (e poder montar duplicatas dele, é claro !!!) além de
desvendar o funcionamente e permitir que escrevamos novos jogos
usando esse esquema.
>Naquela época que a gente participava da lista Stella (vc ainda tá???), teve
>uma thread sobre o randomizador do PitII e o John Duleia (acho que é este o
>nome), autor do PCAE, revelou umas coisas bem interessantes.
...
Ah eu ainda participo sim, embora mais como um "ghost reader" como
dizem por ai.
Sempre tem coisas interessantes, os caras sempre mandam os binários e
código-fonte de jogos em desenvolvimento, vira e mexe aparece um jogo
desassemblado. O papo que tá rolando lá agora é um cara q fez um
programa para testar o chip RIOT (6532).
>O pessoal tinha até tentado contatar o Crane em pessoa, mas ele falou que
>não lembrava os 'detalhes sórdidos', hahahaha. Fala sééééério!!!
...
Ah, duvido !!!
cara vc leu a entrevista q ele deu nao-lembro-que-site-foi mas alguem
postou aqui na lista ???
Ele deu alguns detalhes sobre isso que evidenciaram que ele sabe, sim !!!
Pq não diz, não sei.
Acho que ele não deveria guardar essa informação, deve divulgar.
Bom, é isso !!!
[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Wed 27 Nov 2002 - 14:01:43 BRST