Google Custom Search

Re: [CANAL 3] Coleco Vs. MSX

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Wed, 4 Dec 2002 09:52:50 +0100

Acho que não, Garrett. É que naquela época não haviam lá muitas opções para se fazer máquinas de 8-bits. O processador ou era Z80 ou 6502 (o que já define, de certa forma, a arquitetura de memória, barramento, etc.).

Os processadores de som são diferentes (estou com as data sheets deles aqui), o PSG do MSX é bem mais poderoso que o 76489, pois suporta definição de envelopes (o que permite síntese de instrumentos, como violino, piano, etc.), mas ambos suportam basicamente a mesma coisa: três geradoresde som (o PSG pode gerar freqüências 4 vezes mais baixas) e um geradorde ruídos. Com certeza o som no Coleco não vai ser tão bom quanto o do MSX, mas dá para converter. De qualquer forma, fazer um processador 8 bits qualquer falar com qualquer um desses chips não é difícil, tantoque se encontra por aí módulos de som usando os mesmos para ZX-81, Spectrum, etc.

Já o processador de vídeo é quase idêntico, mas isso também nãoé novidade. O Master System / Game Gear usam variações desse processador também (o Coleco, MSX, Master System e Game Gearm possuem alguns modos gráficos compatíveis).

Se assumirmos que o MSX foi copiado do Coleco, iríamos ter de dizer que oMaster System / Game Gear foi copiado do MSX, e que o Coleco foi copiado do ZX-81, e por aí vai... :-) No meu ver são só arquiteturas semelhantes.

Um abração,

Muriloq (que está enrolando pra escrever aquele artigo...)

 
From: Marcus Garrett

Amigos,

Vocês que são feras no assunto. Será que o MSX foi "copiado" do Coleco? Ou
falei besteira? Como eles são tão parecidos se ambos foram lançadosem
épocas diferentes e em países diferentes?

Há jogos realmente muito parecidos! O Antartic Adventure e o Boulder Dash de
ambos são praticamente idênticos! Já alguns jogos do Coleco são superiores,
como no caso do Time Pilot.

Weird!

Garrett

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
Recebida em Wed 04 Dec 2002 - 00:54:33 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.