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Re: [CANAL 3] Módulos de Expansão(Colecovision)

De: Marcus Garrett <mgarrett_at_t...>
Data: Sat, 7 Dec 2002 17:18:05 -0300

Bem, só Deus sabe o que teria acontecido se o CRASH de 84 não houvesse
existido... Talvez até a própria Nintendo não houvesse investido em
videogames, afinal, a Atari e a Coleco eram imbatíveis naquela época. A
história dos videogames poderia ter tomado um rumo totalmente diferente do
que seguiu.

Quanto ao Coleco, obviamente a idéia de se ter algo sempre atualizado num
videogame de 8 bits é ilógica. Limites existem, óbvio. Acho que o Coleco
teria chegado ao nível do MSX 2+ ou algo parecido; é difícil imaginar algo
de 8 bits melhor do que isso.

Não posso deixar de citar que esse papo da Coleco era, também, um pouco da
boa e velha jogada de Marketing, pois o papel aceita tudo o que é nele
escrito, certo? Os blêfes são muito comuns nesse meio tecnológico! Dizer que
o videogame NUNCA ficaria desatualizado é fácil! Fazer acontecer é outra
coisa bem diferente!

O próximo passo da Coleco, infelizmente, não existiu: o SuperGame Module.
Ele seria um módulo de expansão que deixaria o Coleco com gigantesca
capacidade de armazenamento de jogos. Prometiam, por exemplo, versões de
Donkey Kong e de Zaxxon totalmente iguais ao Arcade, com telas de
apresentação e tudo mais... Os jogos seriam lidos a partir de uma mídia cujo
nome era Wafer Data. Infelizmente, o SuperGame Module não saiu do protótipo.

Garrett
Recebida em Sat 07 Dec 2002 - 11:16:23 BRST

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