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Re: [CANAL 3] Hero para Tk2000 FUNCIONAAAAAAAAAAAAAAAA

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Wed, 11 Dec 2002 18:58:14 +0100

Não confunda freqüência de sampling, medida em KHz, com bit rate, medida em
Kbit/s. Bit rate é a quantidade de bits utilizada para armazenar um segundo
de informação. Com compressão (MP3, WMA, etc.) é possível armazenar um som
com a mesma freqüência de sampling usando menos bits.

Por exemplo:
Som "com qualidade de CD" usa freqüência de sampling de 44.1 KHz, samples de
16bits. Isso significa que cada segundo é dividido em 44 mil valores de 16
bits cada um. Sem compressão nenhuma um segundo de som de CD ocupa, portanto
44100 * 16 = 705600 bits
Multiplicando isso por 60 dá o número de bits usados para armazenar um
minuto, e por 74 dá quantos bits são usados cada canal de som num CD.
Multiplicamos por dois pois são dois canais (estéreo):
44100 * 16 * 60 * 74 * 2 = 6265728000
Dividimos isso por 8, pra ter o número de bytes, e depois dividimos por
1024*1024 para ter quantos megabytes "brutos" podem ser armazenados em um
CD:
6265728000 / 8 / 1024 / 1024 = 746.9329833984375

Que é bem próximo dos 640 MB que usamos no dia a dia. A diferença está no
fato de que CDs de áudio armazenam informação de forma diferente da usada
por CDs de dados (cada setor do CD possui 2352 bytes, mas apenas 2048 são
usados para dados).

Quando se usa um algoritmo como o MP3, ao invés de usar 16 bits fixos por
sample, passa-se a usar muito menos bits. Daí vem a redução do tamanho
ocupado pela música.

Ou seja, na hora de gravar a fita grave com uma freqüência de sampling alta
(44.1KHz), e depois configure o MP3 encoder para usar uma bitrate bem baixa.
Eu acho que isso dá certo, mas não tenho certeza - é preciso estudar o
assunto com um pouco mais de cuidado.

Um abraço,

Muriloq

----- Original Message -----
From: "e.jay" <e.jay_at_t...>

> Acho que o bitrate deve ser o maior possivel, na minha opiniao...
>
> Quando fiz os testes com MSX usando bitrate e frequencias iguais ou
menores
> tive problemas, quando aumentei o bitrate e a freqeuncia a coisa mudou
> totalmente, entao sempre digitalizei nessa ordem :
>
> K7 => 32 Khz
> Wav => 44 Khz
> Mp3 => 44 Khz
>
> De outras maneiras chegou a funcionar, mas nao totalmente, sendo que em
> algumas partes dos jogos ficavam falhadas...
>
> Os jogos que testei (incansavelmente) foram :
> Thexder
> Magical Tree
> Pippols
>
> Testei programas (padroes bobos) em basic com mais de 1000 linhas gravados
e
> fitas e depois recuperei...
>
> Diminuindo o bitrate houve modificacoes na listagem, inicialmente eu fiz
> 1000 linhas com :
>
> X Print "abcdEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ".
>
> Aumentanto o bitrate elas ficaram intactas....
>
> Bom, essa foi minha experiencia usando um datacorder da national...
>
> PS : é muito bom a lista apresentar assuntos tecnicos como este e o do
> Coleco...
>
>
> ----- Original Message -----
> From: Fabio <foliveira_at_s...>
>
>
> > Você pode converter de MP3 para MP3 com bitrate menor, não é preciso o
> > WAV original. O difícil é ter o TK-2000 do lado para testar a
> > tolerância dele à compressão.
> >
> > Muriloq
>
> Entendi! Eu tenho o tk-2000 ao lado, vou testar ...
>
> Até.
> Fábio.
>
> >
> > --- Em canal3_at_y..., Fabio <foliveira_at_s...> escreveu
> >
> > > Foi o Eduardo quem converteu o jogo de fita para MP3.
> > > Mas assim que eu conseguir alguma fita, vou fazer todos os testes
> >
> > possíveis.
> >
> > > Obrigado pela dica.
> > > Abraços.
> > > Fábio.
> >
Recebida em Wed 11 Dec 2002 - 10:00:26 BRST

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