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Re: [CANAL 3] Parte II - JOGAR OS GAMES ANTIGOS, PROGRAMAR OS MICROS ANTIGOS

De: Leandro A. F. Pereira <leandro_at_l...>
Data: Fri, 20 Dec 2002 10:18:45 -0200

Quoted by a swarm of renegade ewoks
For `"flavio" <jotaro_at_t...>'
On Friday, 20 December 2002 (03:41):

>
> Seria fora de escopo promover entre a galera uma "mostra" de demos e
> games produzidos nos micros reais ???
> Será que isso rola legal ???? Ou é realmente uma bobagem ?!?!?!?!
>

E vc ainda pergunta? São atitudes como essas que deixam os micros vivos!

Atualmente estou fazendo um jogo de "Caça-Níqueis". Demonstrei um beta em
Jaú'02. É pra MSX2 (screen 8), e está sendo escrito em Pascal -- a minha idéia é
ir fazendo jogos nessa linguagem até ver que não dá mais e começar a aprender
assembly... >:)

Se alguém se interessar, mando uns screenshots... ;)

>
> Pra todos terem uma idéia, não sei se é verdade, mas uma amiga minha
> disse que tinha um pessoal que fez um MSX tocar um vídeo MPEG, mas não sei o
> tamanho e nem outros detalhes.
>

Não é MPEG não, é EVA -- ESE Video Authoring (ESE é um grupo japa de usuários
de MSX, IIRC). É um formato de vídeo muito tosco, sem compressão alguma. Os
quadros tem 128x106 pixels (1/4 de tela da screen 12) e som a 15980Hz
(freqüência do PCM do Turbo-R).

Aí já viu, né... cada frame tem 16kB... um segundo de vídeo a 10fps tem
160kB... hehehe

A idéia é interessante, e já dá pra tocar isso em qualquer MSX2 com interface
IDE. O som pode ser via COVOX mesmo (meia dúzia de resistores na porta
paralela). Só vai ter uma diferença pra MSX2+: o vídeo vai ter 256 cores, ao
invés de 19200 (yay! YJK rox!).

Eu fiz um player bem simples pra Unix. Quem quiser (dá pra portar legal pra
outras plataformas) o source, me avisa. Está em C e usa GTK+.

Leandro, que está ouvindo a música do
"Astro Marine Corps" no MSX...

-- 
Leandro Pereira (oO) <leandro_at_l...>
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"Todas as coisas são difíceis antes de se tornarem fáceis"
--Thomas Fuller
.
Recebida em Fri 20 Dec 2002 - 04:27:06 BRST
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