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Re: [CANAL 3] Bateria Para Save

De: Murilo Saraiva de Queiroz <murilo_at_v...>
Data: Wed, 15 Jan 2003 11:33:46 +0100

Sim, esses jogos todos armazenam o savegame numa memória que é mantida por
uma bateria. É comum a bateria parar de funcionar e o jogo, por sua vez,
parar de salvar. Dependendo do cartucho o pessoal resolve isso de formas
diferentes (inclusive usando baterias novas de placas-mãe de PC).

No caso do seu Phantasy Star você vai ter que abrir o cartucho e ver se é
fácil substituir a bateria por outra igual (ou equivalente).

Existem exemplos mas drásticos dessa estória: algumas placas de arcade
baseadas na arquitetura Capcom System 2 (CPS2) usam uma bateria para
armazenar a chave privada utilizada para descriptografar as ROMs. Depois de
alguns anos, a bateria caduca, a chave privada se perde e a placa pára de
funcionar pra sempre. Não dá nem para subsitituir a bateria, porque cada rom
é criptografada com uma chave privada diferente. O arcade literalmente se
suicida depois de algum tempo.

Um abração,

Muriloq (que leu a estória sobre o CPS2 há muito tempo, e não tem certeza
dos detalhes)

----- Original Message -----
From: "Reche Rodrigo" <rodrigo.reche_at_e...>

> Pode até ser que essa seja uma dúvida primária, mas mesmo assim lá vai:
>
> Nos carts que possuem suporte para Save, como por exemplo o Phantasy Star,
o Super Mário World, DK, etc.... Esses saves ficam armazenados em uma
bateria certo???? Pode acontecer como em baterias de Bios que ela
simplesmente um dia descarrega e não funciona mais??? Ou não importa quanto
tempo passe sempre vou poder gravar meus progressos nelas???
>
> Pergunto isso pois uma vez aluguei Phantasy Star para master, e ele não
estava mais salvando, o Cart era original e tudo, mas não salvava!!!
>
> Rodrigo, que ainda vai travar River Raid, com score de 99.999.999
>
Recebida em Wed 15 Jan 2003 - 02:35:41 BRST

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