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Re: [CANAL 3] Bateria Para Save

De: Ricardo Alexandre Contieri <ricardo_at_w...>
Data: Wed, 15 Jan 2003 22:32:27 -0200

Cara,

Esses conectores de bateria dao um trabalhao...

Para os carts de Nes e Snes que sobram espaco (os originais americanos) e' facil colocar um soquete que nem de bateria para PC, ligado a luis fiozinhos que vao soldados na placa. Se fizer bem feito, da para substituira bateria seja la quando for. Tive so um problema ate' hoje de ordem fisica: Nao consegui fazer a gambiarra no Mario All Star, pois a placa dele e' muito grande e nao tem espaco para o soquete.
    
No caso de carts para NES ou SNES, vc vai encontrar um problema quee' simples: Abrir o cart :-) O parafuso e' uma droga para achar a chave. Na santa, tem um japa que fez uma para mim. Ficou meia boca, mas resolve.

Ah, e sim: Existem carts que, sem a bateria, simplesmente nao rodam. Um desses casos e' o Maniac Mansion (um dos meus top 10, se nao for o top1st). Ele nao roda nem a pau sem a bateria. Imagine eu comprando-o, chego em casa e ele nao funciona??? Bua, Bua, Bua!!

Abraco,

Contieri

----- Original Message -----
From: PrOfUnD Darkness
To: canal3_at_y...
Sent: Wednesday, January 15, 2003 10:16 AM
Subject: Re: [CANAL 3] Bateria Para Save

On Wed, 15 Jan 2003, Murilo Saraiva de Queiroz wrote:

> No caso do seu Phantasy Star você vai ter que abrir o cartucho e ver seé
> fácil substituir a bateria por outra igual (ou equivalente).

É uma bateria CR2032, essas comuns de relógio mesmo. O
problema, é que ela é soldada direta na placa, é perigoso tentar soldar
outra bateria no lugar, por que ela pode explodir. O ideal é adaptar
aqueles suportes de bateria na board do cartucho.

> Existem exemplos mas drásticos dessa estória: algumas placas de arcade
> baseadas na arquitetura Capcom System 2 (CPS2) usam uma bateria para
> armazenar a chave privada utilizada para descriptografar as ROMs. Depois de
> alguns anos, a bateria caduca, a chave privada se perde e a placa pára de
> funcionar pra sempre. Não dá nem para subsitituir a bateria, porque cada rom
> é criptografada com uma chave privada diferente. O arcade literalmente se
> suicida depois de algum tempo.

Exatamente! Para arrumar só mandando pra Capcom de novo, e é claro,
pagando uma bela taxinha :)

PD

>
> Um abração,
>
> Muriloq (que leu a estória sobre o CPS2 há muito tempo, e não tem certeza
> dos detalhes)
>
>
> ----- Original Message -----
> From: "Reche Rodrigo" <rodrigo.reche_at_e...>
>
>
> > Pode até ser que essa seja uma dúvida primária, mas mesmo assim lá vai:
> >
> > Nos carts que possuem suporte para Save, como por exemplo o Phantasy Star,
> o Super Mário World, DK, etc.... Esses saves ficam armazenados em uma
> bateria certo???? Pode acontecer como em baterias de Bios que ela
> simplesmente um dia descarrega e não funciona mais??? Ou não importa quanto
> tempo passe sempre vou poder gravar meus progressos nelas???
> >
> > Pergunto isso pois uma vez aluguei Phantasy Star para master, e ele não
> estava mais salvando, o Cart era original e tudo, mas não salvava!!!
> >
> > Rodrigo, que ainda vai travar River Raid, com score de 99.999.999
> >
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Recebida em Wed 15 Jan 2003 - 16:33:01 BRST

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