Carlos Silva wrote:
>
> > O que eu sei sobre o PC engine :
> >
> > O Engine e baseado em um microcontrolador 65C02 (Eh , o 6502 e
> >um microcontrolador , so que de tao bom que e o povo teimou em usa-lo
> >como CPU )
> >rodando a 3.5 mhz.
>
> So lembrando, o 6502 esta presente no Apple ][ tambem... :-)
Toda a familia apple de 8 bits usou processadores da familia
65xx. Os mais antigos usavam o 6502/65C02. O Apple-][ GS
usou o 65816, um processador metido a 16 bits que tinha compatibilidade
reversa com o 6502. Algo como o R800 pro Z80 no padrao MSX. Esse CPU
tambem foi usado pela nintendo , em uma versao customizada , como CPU
no Super Famicom.
> >Ha uma instrucao que permite dobrar o clock da CPU
> >chegando-se a 7 megahetz. A esse clock, ele poe medo em um 68000.
>
> Dobrar o clock ?
> Como funciona esta instrucao ?
Simplesmente liga ou desliga um circuito que dobra o clock da CPU.
Interessante e que tambem ha instrucoes pra trocar os bancos de memoria
que a CPU enxerga no Hu card. Por isso nao ha versoes piratas do
PC-Engine.
A CPU e customizada, ficando impossivel clona-lo, a nao ser q se faca
como
alguns coreanos fizeram com o Mega Drive, o Famicom e o Super Famicom.
Eles copiaram os chips exatamente como eles eram, com customizacao e
tudo.
O mais legal do PC-Engine na minha opiniao e a CPU e o circuito de SOM
dele.
Esse circuito que o pessoal chama de 'PSG' na verdade tem um
funcionamento identico
ao do SCC (Sound Custom Chip , da Konami, usado em jogos de MSX). Ate o
som gerado e
incrivelmente semelhante. Principalmente em jogos da Konami. (Snatcher e
o melhor exemplo)
Ha uma ram de 32 bytes para cada canal (Sao 6 ou 7 se nao me engano) ,
onde se desenha a
forma de onda que sera gerada individualmente em cada canal. Ha tambem
um registro de
frequencia com funcionamento similar ao do PSG da General Instruments
(AY-8910A) que
foi originalmente criado para ser usado nos videogames Mattel
Intelivision, mas que foi
usado tambem no Coleco , MSX e outras plataformas ...
Eu tenho documentacao sobre o hardware do PC-Engine. Essa documentacao
pode ser encontrada
na web sem grandes dificuldades. A partir das paginas dos autores de
emuladores de PCE voce
encontrara links para tais informacoes.
Cya ...
Recebida em Mon 29 Nov 1999 - 17:07:40 BRST