Google Custom Search

Re: Ah! Também quero!

De: Leonard Silva de Oliveira <leonard.oliveira_at_a...>
Data: Fri, 03 Dec 1999 22:08:48 -0200

Mauro Sokrates wrote:
>
> >Não troco meu 3DO por N64 nenhum!
>
> Vcs sabiam que o 3DO é o MSX turboR (MSX de 16 bits) disfarçado?
>
> 80% dos componentes do micro estão no 3DO.
>

Abobrinha !!!

O 3D0 e baseado em um processador da ARM (Advanced Risc
Machines), sediada em Londres, U.K.

Este sistema foi desenvolvido pela 3DO company em 1992, com
o auxilio da Matsushita Eletric Industry (MEI) para desenvolvimento
dos chips eletronicos. Simplesmente nao ha um pedaco sequer de silicio
da ASCII ou da Yamaha dentro do 3DO.

A arquitetura do 3DO e muito semelhante a do PC, ja que por usar um CPU
poderosissimo se pode por todo o processamento grafico e de audio em
cima do mesmo.

O Video se parece com um controlador VGA de PC, exibindo ate 16 milhoes
de cores
(Video em 24 bits). Para atualizar o video o 3DO usa sistema de 'FRAME
BUFFER', exatamente
como o PC faz. O Som e simplesmente um PCM controlado diretamente pelo
CPU. Para tocar
CDs de audio ou do formato proprietario, o 3DO le diretamente os setores
do disco,
decodifica os dados e os envia ao PCM.

A CPU (ARM 60) e um poderoso processador RISC rodando a 12.5 MHZ (12.5
mips)

Hoje em dia a Nokia usa estes processadores como CPUs em celulares.

De fato , a Matsushita abandonou o padrao MSX em 1993 para promover o
3DO. Mas
infelizmente o negocio nao foi pra frente e hoje varias pessoas (como
eu) dispoem
de aparelhos 3DO em casa sem nenhuma novidade para se jogar neles ... =(

Ah ... uma ultima curiosidade. A 3DO Company foi , em seu principio uma
faccao da
Electronic arts. Por isso que todos os jogos da EA pra 3DO tinham a
frase :
"A 3DO experience" em sua logomarca da 3DO.

Cya ... =)
Recebida em Fri 03 Dec 1999 - 16:00:40 BRST

This archive was generated by hypermail 2.2.0.