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Re: Jogos impressionantes

De: Luís Filipe Mariante Gracioli <fzk_at_b...>
Data: Thu, 16 Dec 1999 00:19:32 -0200

Bom, de jogos que me impressionaram tiveram varios:

Vamos pelo comeco:

TK-85: Monster Maze 3D

Provavelmente o avo dos DOOM's da vida, em termos de 1a pessoa.
O que dava medo eh que, sei lah como, o jogo era SINISTRO!!! Nao sei como
que o programador conseguiu transmitir isso. Mas era SINISTRO PACAS! Eu
tinha medo daquele monstro gordao que te pegava no labirinto! Depois que eu
tive pesadelo com ele pela 3a vez, me proibiram de jogar.

Atari 2600: Hero (O velho campeao do hit parade)

Sem duvida alguma o que impressionava era a jogabilidade.
Geralmente, no Atari, vc tinha um joguinho do tipo 'atira pra esse lado' ou
'anda pela tela e nao seja atingido'. O Hero assustava pela quantidade de
movimentos e possibilidades que o jogo dava.

Tk-90X: Trantor Max 3

Dispensa comentarios. Os graficos eram excelentes, a luz do
Spectrum.Se eu bem me lembro, eram uns spritezoes grandoes, e ate o
lanca-chamas era perfeito! Embora eu nunca tenha conseguido fazer nada
naquele jogo, babava! Ah, se eu bem me lembro, tinha uma especie de 'clone'
do Trantor que se chamava 'Savage', onde, no lugar do astronauta tinha um
barbaro!

Commodore 64: Raid Over Moscow

Excelente jogabilidade ! Na verdade nao era UM jogo, mas sim
varios jogos em um so. Excelente! Passei horas e horas batendo os dedos no
teclado (os controles estavam ruins!).

Commodore 128: Ninja

Era um misto de Shinobi e Legend of Kage. A variedade de armas
era impressionante. E vc tinha que ser 'ninja' mesmo. Nada de querer pegar
os carinhas na porrada ! Tinha que ser de surpresa, senao vc capotava.

Apple II *.* : Captain Goodnight / Black Magic

Fica empatado aqui os meus favoritos de Apple II. Captain
Goodnight era uma especie de 'Sly Spy'. O jogo é muuuuuito longo e dificil.
Tem de tudo. Puzzle, Shot'em'Up, Scroll lateral .... enfim, sao horas e
horas de jogo. Black Magic eh um tipo de 'Ghouls and Ghosts' que,
misteriosamente, tem o mesmo personagem do Captain Goodnight. O que
impressionava no Black Magic eram as magias que vc tinha a disposicao. Eram
muito boas. Coisas nunca vistas no videogame, como teleporte,
invisibilidade, disparos REALMENTE megatonicos (ala Raiden). Dois jogacos.
Se vc tiver um Apple II (ou emulador) pegue que vale a pena.

Apple II GS: Zanny Golf

Cara, eu passei mal quando vi esse jogo.... eh um Mini-Golf 3D.
A fase do Hamburger eh simplesmente animal ! O jogo lembra um Marble Madness
MUITO mais bem feito. Excelente!

MSX 1: Thexder/Knightmare/Yie-Ar Kung Fu

Bom, o MSX foi o grande amor da minha vida. O que me
impressionou nos jogos? Bem ... eu tinha um ATARI em casa. Um belo dia fui
na casa de um amigo meu e ele tava ali jogando Alpha Roid (Maravilhoso tb!).
Eu, uma crianca de 10 anos que ia mal em matematica entrei num estado de
semi-catatonia na cadeira. E o FDP nao me deixou jogar nem um pouquinho ....
O que me impressionou, enfim, foi a beleza, a criatividade, a capacidade que
os programadores tinham de fazer jogos que pareciam 'feitos a mao'.
Excelentes. Nota 10!

MSX 1 Megaram: Nemesis II/III/Salamander/Pinguim Adventure

Nessa fase eu ja era fa da Konami. Eu adoro os jogos de Megaram
pq tinham historinha de abertura. Era um jogo como qualquer outro, mas tinha
'personalidade'! Isso sempre me fascinava nos jogos da Apple, que sempre se
incomodavam em ter alguma coisa de abertura pra contar a historia do jogo.
Fora que eles comecavam a se parecer com desenhos animados aqui.

MSX 2 Megaram: Space Manbow / Metal Gear.

Outro empate. Space Manbow, acho eu, foi o apice da composicao
grafica pra MSX. Fora que o jogo era excelente e dificil pacas. Metal Gear
foi o jogo mais inteligente que minha mente de adolescente havia concebido e
a jogabilidade era IMENSA. Passava noites em claro tentando explodir aquela
porcaria de robo ! 8)

Master System: R-Type

Como fa de Shot'em'Up's, babei no R-Type do Master System. Eu ja
jogava no fliperama, qual foi a minha surpresa quando descobri que era
praticamente identico ao da maquina. Muito fiel ao arcade.

NES: Bionic Commando

Vcs podem me xingar por talvez nem saber do que se trata, mas
esse jogo foi parte da minha infancia. Era algo inovador ! O personagem
podia se pendurar nas paredes, no teto e balancar no braco bionico como se
fosse um cipo! Fora que a historia de fundo era excelente! (Um grupo
Neo-Nazista fez um clone do Hitler e planejava a instalacao de uma nova
ordem mundial baseada em maquinas de guerra enormes pra oprimir o povo -
chamado de projeto Albatroz). Excelente jogo. Os dialogos do meio de jogo
nao devem nada ao 'Ninja Gaiden'. Vale a pena pegar o emulador pra jogar !

Mega Drive: Gaiares

Sem duvida alguma o Shot'em'Up mais dificil e jogavel (sem falar
de graficamente perfeito) que eu ja vi. Jogabilidade 10, som 10, Graficos 11
ou mais. Excelente. Da pra roubar as armas dos inimigos e usa-las contra
eles. Isso eh um recurso que eu achei FANTASTICO. Sem muitos Power-Ups, o
progresso dependia exclusivamente da garra do jogador ! UM MUST !!! Pegue o
Genecyst pra jogar isso !

Super NES: Axelay

Mais uma vez, Shot'em'Up. Nao tao bom como Gaiares, mas,
explorando tudo que o Super Nes tem de melhor em recursos de som e grafico.
O estereo chega ao cumulo de vc saber de que lado vem os misseis do inimigo
ou se tem mar, vendo, neve, na fase. Fora que o jogo alterna a visao de
lateral pra 'After Burner' em cada fase. Obra prima grafica da Konami, que
tem uma cara de 'Gradius' indiscutivel. A trilha sonora eh 10 !

Sega CD: Silpheed

Shot'em'Up de novo ! Excelente criacao da Games Arts. A nave eh
absolutamente modular. Pode-se mexer em tudo. Turbinas, armas, escudos,
geradores. Muito bom para quem gosta de 'customizar' coisas em um jogo. Fora
que eh dificil pacas. As aberturas sao boas, com clima meio apocaliptico.

Arcade (maquina enorme): Afterburner II

Eu vi essa maquina no Playcenter. Acho que me lembro da cena.
Fui pra la numa excursao com a escola, e nao queria mais ir nos brinquedos.
Queria so ficar olhando aquilo. Imaginem que, pra um fa de Shot'em'Up como
eu, como foi 'traumatizante' ter que ir embora dali. Eu chegava a sonhar que
estava jogando aquilo (pior que era dificil pacas).

Arcade Normal: Dificil pacas....

Dificil .... muito dificil .... eu me impressionei varias vezes
com varios jogos. Nao me lembro de qual me impresionou mais. Black Tiger pra
mim foi um choque. Eu nao entendia como que um bonequinho tao pequeno podia
ser tao bem animado. O jogo eh soberbo. Rygar tambem era lindo. Aquele
por-do-sol no fundo e os bichinhos bizarros. Gladiator me tirou muitas
fichas. Robocop! Esse me chocou tambem. Era bem feito 'demais' pra ser
verdade. A porcaria da maquina falava, tinha o ED209, as armas eram
enormes... Shinobi era demais. Dificil demais tambem! Mas era lindo. Os
classicoes da Sega me impressionavam, tipo Goden Axe, Alienstorm, Altered
Beast. Mas, eu nao quero colocar aqui qual foi o jogo de Arcade que mais me
impressionou pq foram varios que causaram grande impacto... e, acredito eu,
varios que ainda vao causar. Pra nao dizer que eu nao coloquei nenhum em
lugar de honra, la vai ... "DOUBLE DRAGON" ! (ahahahahaha! Pensaram que eu
ia falar algum Shot'em'Up, neh?) 8)

Amiga 500: BEAST is the best !

Beast gente, Shadow of the Beast.... esse era o nome da
coisa. Chegava a ser um mito entre os jogos. Era 'aquele jogo maravilhoso
que estava na capa da 'Semana em Acao'. Foi o jogo que me fez comprar o
Amiga 500. Tem valor sentimental pra mim. Era a segunda geracao dos jogos
'Feitos a mao'. Os caras da Psygnosis tinham a pachorra de digitalizar e
colocar nos 'loadings' do jogo o som de um pianista.... era muito macabro
aquilo!

Amiga 1200: Roadkill

Gosto de joguinhos de corrida tambem. Esse aqui era demais.
Um jogo de corrida meio 'Cyberpunk'. Vc escolhe entre meia duzia de maniacos
pra eles irem pilotar numa corrida tipo 'Mad Max', onde vale missel, bomba,
spikes na pista, oleo, fumaca.... soberbo. Os efeitos sonoros estao
sincronizados e ambientalizados com perfeicao. Vc acha que realmente esta
lah.

Bom, acho que eh isso ... obviamente, nao quero tirar merito
de outros games excelentes que eu nao citei aqui, como Strider, Castelvania,
Flying Shark, Arkanoid, Renegade, Out Run, etc. So que, acho eu , que esse
mail ja ta grande o suficiente. 8)

[]'s

Luis Filipe M. Gracioli

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Ryumaki - UIN #19407684
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"So, understand!
Don't waste your time always searching those wasted years
Face up! Make your stand !
And realize you're living in the golden years!"

- Iron Maiden, "Wasted Years"
Recebida em Wed 15 Dec 1999 - 18:23:35 BRST

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