Belo Horizonte, 25 de Abril de 2006

Caro Tadeu,

Meu nome é Murilo Saraiva de Queiroz, tenho 28 anos e sou engenheiro de software, residente em Belo Horizonte. Em primeiro lugar, gostaria de dizer o quão feliz estou em poder enviar-lhe essa carta; venho procurando um meio de entrar em contato há vários anos, e apenas ontem consegui localizá-lo, por intermédio da sua mãe, D. Erinalva, que aliás foi extremamente gentil e prestativa ao me passar o número da sua caixa postal.

O motivo dessa mensagem é bem simples, e acredito que você irá achar também bastante curioso: desde criança, em 1986, sou fascinado pelo seu fantástico jogo, " Em Busca dos Tesouros", com o qual tomei contato através da revista Micro Sistemas mas que apenas pude efetivamente conhecer em 2003 - após muito esforço, consegui encontrar uma fita K-7 contendo o mesmo, que foi devidamente restaurado. Sou colecionador de vídeo-games e microcomputadores antigos, e fiquei impressionado com a qualidade do seu trabalho - especialmente levando-se em consideração a época em que o mesmo foi desenvolvido.

Desde então, eu e alguns amigos nos empenhamos em obter toda a informação possível a respeito do "Em Busca dos Tesouros" e o seu autor - entramos em contato com o Renato Degiovani e Divino C. R. Leitão, que trabalhavam na Micro Sistemas naquela época, analisamos o código assembly do jogo (como todos já não temos tanto tempo livre quanto tínhamos aos 12 anos, incluí um POKE para vidas infinitas), até mesmo pedimos auxílio à secretaria do CEFET-RN, sem sucesso.

Foi por uma coincidência que encontrei, no cache do Google, uma página sobre a genealogia da sua família, o que em última instância nos levou ao nome da sua mãe - daí encontrar o telefone foi bastante simples.

Dessa forma, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo, mesmo com 20 anos de atraso, pelo excelente resultado obtido. Tenho certeza de que, como eu, muitos outros jovens leitores da Micro Sistemas daquela época foram impressionados pelo seu jogo, e por vários outros programas publicados na revista naquele tempo em que tudo era mais complicado, devido à falta de acesso à informação, mas também mais simples e, por que não dizer, romântico - o esforço de uma única pessoa podia produzir algo com qualidade de nível internacional.

Todos os fãs do Sinclair ZX-81 que conheço agora estão curiosíssimos a respeito de como foi o processo de desenvolvimento do "Em Busca dos Tesouros". Você ainda possui algum material relacionado a ele, tal como código-fonte comentado, esboços de mapas e personagens, versões não finalizadas ou protótipos ? Ficaríamos imensamente felizes caso pudéssemos analisar e disponibilizar publicamente isso, caso você concorde. Além do mais, seria fantástico se você pudesse compartilhar conosco suas impressões a respeito, tanto as daquela época quanto as de hoje em dia.

Ao fim dessa carta seguem algumas perguntas a respeito de você e do EBdT, no formato de uma "mini-entrevista". Você poderia, por gentileza e caso se sinta à vontade para fazê-lo, respondê-las ? Isso já seria motivo para comemoração aqui em Belo Horizonte e em São Paulo, onde moram a maioria dos membros do nosso "fã-clube"...

Desde já agradeço. Aproveito para também enviar os meus dados, caso você queira entrar em contato - quem sabe não marcamos um encontro / entrevista "ao-vivo" ?

Atenciosamente,

Murilo Saraiva de Queiroz

  1. Como surgiu o seu interesse pelos microcomputadores ? Sabemos que você cursou o segundo grau no CEFET-RN, época em que o "Em Busca dos Tesouros" foi publicado; o curso técnico foi uma influência ou uma conseqüência desse interesse ?
  2. Além do EBdT, você chegou a desenvolver outros projetos similares, para o Sinclair ZX-81 ou outras plataformas ?
  3. Quanto tempo levou o desenvolvimento do EBdT ? Que tipo de ferramentas (monitores, montadores/assemblers, etc.) foram usadas ? Você poderia descrever o seu processo de criação, com relação ao desenho dos personagens, fases, etc. ?
  4. Como foi o seu contato com a Micro Sistemas ? E após a publicação do EBdT, quais foram os seus sentimentos e expectativas relacionados a isso ?
  5. Em termos financeiros, qual foi o retorno que você obteve com o EBdT (uma aproximação para valores atuais é suficiente) ?
  6. Hoje em dia você ainda se interessa por desenvolvimento de software ? E por vídeogames e entretenimento eletrônico em geral ?
  7. Muitos colecionadores rejeitam tecnologias atuais, dizendo que as mesmas não têm o charme das arquiteturas clássicas, ou que o usuário não tem controle suficiente sobre o hardware como antigamente. Você concorda com isso ? É possível hoje em dia um jovem/adolescente, sozinho, desenvolver jogos/produtos interessantes, num contexto como o do EBdT, ou esse tempo já passou ?
  8. A Micro Sistemas e os microcomputadores dos anos 1980 influenciaram muito a carreira de muita gente - são inúmeros os engenheiros de software, programadores e afins que afirmam terem sido inspirados durante a infância e adolescência por eles. Você se encaixa nesse perfil ? O EBdT e a Micro Sistemas tiveram algum impacto nas decisões que você tomou ao longo de sua vida profissional ?
  9. Com a popularização da Internet foi possível a criação de fã-clubes e grupos de interesse relacionados aos mais diversos assuntos; nossa lista de discussão sobre o ZX-81, a "tkcp", conta hoje com mais de 145 membros. Vários desses membros lidam com o ZX-81 até hoje, como hobby; há versões criadas por hobbyistas de micros como o TK-85 com chip de som interno, alta resolução e várias outras melhorias inimagináveis nos anos 1980. Hoje em dia você teria interesse em voltar a ter mais contato com essa cultura ?
  10. Hoje em dia o arquivo contendo o "Em Busca dos Tesouros" está publicamente disponível na Internet, juntamente com emuladores que permitem jogar o mesmo em computadores modernos. O que você acha disso ? A "experiência" do EBdT requer o hardware real, ou um emulador e a eliminação da lenta carga da fita K-7 não são relevantes ? Com relação à propriedade intelectual, você aprova a livre distribuição do EBdT, sem fins lucrativos, para os fãs ?
  11. Muita gente gostaria de ver um "Em Busca dos Tesouros II", com novas fases, música, e talvez suporte a outras plataformas, como telefones celulares. O que você acha desse projeto ? Há algum comentário ou sugestão que você gostaria de fazer ?

muriloq - muriloq@gmail.com

Voltar para a página principal

Valid XHTML 1.0 Strict Valid CSS!