>Eu me lembro do mesmo problema. Na minha locadora eu possuia dois cartuchos
...
>soldados de formas que propiciam o funcionamento do jogo.
>Creio que o Daniel Ravazzi pode explicar melhor a parte tecnica!
Bom, como bem observou o Daniel *não* existe trava de software no SNES.
Essa história de "chip" é "papo de nego metido a técnico a fim de ganhar
uma $$$"
Agora... eu me lembrei de um detalhe técnico do SNES que, creio, é a
resposta para os problemas ora apresentados... :-D
Seguinte: vc já viram o conector de cartuchos do SNES, no console né ?
É +/- assim:
+------------------------------------+
!|||| |||||||||||||||||||| ||||!
+------------------------------------+
Ou seja tem o conector "central" e dois pequenos laterais, com 4 contatos
cada um.
Pois bem, esses dois conectores laterais só são usados em alguns jogos, os
quais se exigem ligações com os sinais presentes nesses conectores
laterais. Normalmente são cartuchos com algum chip dentro (como o SuperFX).
Exemplos disso são o Star Fox, Wild Trax FX Stun Race, MegaMan X2, Street
Fighter Zero 2 e... Super Mario RPG.
O que pode estar acontecendo, em alguns SNESs, é justamente problemas
nesses conectores laterais e/ou na ligações deles na placa de circuito
impresso do console. Mal contatos, conectores sujos, oxidados e ou tortos
(afinal eles quase não são usados) ou até, exagerando um pouco,problema em
algum chip do console. Ou, isso eu já não sei, problemas com a "versão"
nova do SNES.
Eu não me lembro de problemas assim na locadora do meu irmão. Porém...cada
SNES é um SNES !!!!!!!!
:-D
Mas é isso ai !
[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Wed 10 May 2000 - 06:12:05 BRT