Google Custom Search

Resumo da opera....

De: Vladimir - Super Nes Brasil <mgamesbr_at_h...>
Data: Mon, 21 Aug 2000 11:44:57 EST

Qto. 'a discussao sobre Sega vs Nintendo:

A meu ver, o que rolou ae foi um desabafo geral sobre "eu gosto
mais dessa do que daquela". Vide as mensagens anti n64 do
Paulo Ricardo.

Todos as empresas produzem consoles que tem seus pontos fortes
e fracos (erm... ha' quem diga que o Game.com nao tem nada de
forte, mas nao posso assinar embaixo ate' obter um..):

Sega:

- Tinha a melhor maquina na era dos 8 bits, mas devido ao desleal
controle que a Nintendo exercia sobre as softhouse na epoca, foi
obrigada a apressar o lancamento de novas tecnologias (que
foi o que aconteceu com o Genesis). Depois que a Sega pegou
essa mania, nunca mais se recuperou no mercado de consoles
caseiros (principalmente apos todo o hype do PSX).

- O Genesis era rapido (mas seus graficos e sons deixavam
muito a desejar em relacao aos jogos do SuperNES.)

- Seus jogos tinham, 95%, excelente jogabilidade...

- Tentou superar a concorrencia com o uso de perifericos, mas
a historia prova que a grande maioria dos jogadores nao quer
investir mais em um unico console para ter jogos melhores, prefere
esperar a proxima geracao (vai explicar isso....). O SegaCd teve
sucesso mediano, e o 32X fracassou ante o hype momentaneo do 3DO e do
Jaguar, enquanto o SuperNES enfrentou a concorrencia atraves
da implementacao de "texturas" em jogos como Donkey Kong Country,
Mario RPG e Killer Instinct.
(ob: O mesmo valeu pra Nintendo, que so' obteve sucesso com
o Famicom Disk e sucesso mediano com o SatellaView. O 64DD e' um
tremendo fracasso. O lado bom da Nintendo OF AMERICA e' que ela
nao lanca essas tranqueiras aqui no ocidente, convertendo tudo
pra cartucho mesmo...).

- Controles horriveis: Me desculpem os fas da Sega, mas eu so'
vim gostar de um controle dela depois do controle de 6 botoes
(mais uma falha da pressa da Sega) do Genesis. Os controles
do Master e do Genesis (o original de 3 botoes) tinham um direcional
que, apesar de ter diagonal "de fabrica" (nao vejo dificuldade nenhuma
em se conseguir isso no d-pad da nintendo...), tinham um feeling
horrivel. Alem de acabar com o polegar, davam a impressao de que,
se vc apertasse o botao com mais forca, ele afundava. Na minha
opiniao, um horror. Ainda bem que o 6-button foi lancado, melhorando
em muito o feeling do direcional, e medio nos botoes (eles ainda
tem aquela sensacao de que vao quebrar, pelo menos ate' o Saturn,
nao sei como esta' o do Dcast).

Nintendo:

- Super NES: Graficos e som excelentes que custavam o preco de 1 jogo
(ao inves de o preco do jogo mais o preco de um ou dois perifericos).

- Super NES: Lento que doia.... Super R-Type e Super Castlevania IV
que o digam.

- Escorregou no quiabo ao passar a rasteira na Sony em nome de
um maior controle sobre seus softwares (traduçao: maior $$$).
Quem quiser conferir a novela do Super Nes ND, e' so' dar um
pulo no meu site.

- Sua paixao por cartuchos e' irritante, mas ainda bem que chegou
ao fim.

- Controles: Teve os melhores controles, além de sempre inovar
neste quesito. Vide os top buttons (l + r), vibração e alavanca
analogica, tanto que a Sony implementou isso de forma melhorada
em seus "dual shock" (porque a alavanca analogica do N64 e' horrivel,
machuca o dedo e parece que vai quebrar, fora que ter de ficar
trocando entre o Mem.Pak e o Rumble Pak **em alguns jogos** e'
bem chato).

Essa e' minha opiniao sobre essa "guerra". Acho que sempre havera'
preferencias pessoais (exageradas, 'as vezes) sobre tal marca, de
forma que fazer uma analise pessoal sobre os consoles (ao inves
de expor um ponto de vista tecnico, analisando pontos fortes e
fracos) pode gerar desentendimentos em uma lista.

Um abraco do ex-nintendista de coracao (e hoje gamer de coracao),

Vladimir Veloso Peixoto (Dj Kax)
http://snesbr.cjb.net
http://mgamesbr.cjb.net
________________________________________________________________________
Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at http://www.hotmail.com
Recebida em Mon 21 Aug 2000 - 07:44:58 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.