Google Custom Search

NINTENDO x SEGA, a discussão continua...

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Mon, 21 Aug 2000 15:12:33 -0300

Nossa... essa discussão deu (e ainda vai dar...) pano pra manga...

Mas é legal... acho que listas de discussão são para... discutir !!!
Claro que com respeito e educação, como aliás tem sido essa agora.

Além do mais a tempos que a lista Canal 3 não "esquentava" assim (po, eu
fiquei o fim-de-semana sem abrir o email e na segunda tomo um susto !!!)

Bom, vamos lá !
Mais fogo na lenha...

...
>- Tinha a melhor maquina na era dos 8 bits, mas devido ao desleal
>controle que a Nintendo exercia sobre as softhouse na epoca, foi
...

Hum, hum...
O NES e o Master, do ponto de vista técnico, são máquina equivalentes(ao
contrário do MEGA/SNES).

A resolução gráfica é igual (256 x 192 pixels... já vi isso em algum
lugar... :-D) e a paleta de cores tb.
O som o Master usa o mesmo chip do MSX e do Spectrum 128, o AY 3-8912. O
NES usa um equivalente com as mesmas características (não lembro...)
O processador... o Master usa o Z-80 e o NES o 6502. Ai, sinto, eu gosto
muito do Z-80 mas o 6502 leva vantagem pq as instruções dele são executadas
com menos ciclos de clock que o Z80. Por isso que muitos programas do Apple
II são mais rápidos (6502 a 1MHz) do que equivalentes do Spectrum e MSX
(Z-80 a 3,5 MHz).

Resultado disso é que a "disputa" teve que ser "transferida" para a área de
software e ai indiscutivelmente o NES leva muita vantagem. Nem entro no
mérito sobre o "controle" das software-houses e coisas do tipo, mas o fato
é que tinha muito mais cartuchos para o NES que para o Master. (Lembram...
o Atari tinha muito mais cartuchos que qualquer outro videogame da sua
época e isso foi UM dos motivos do seu sucesso...)
O NES com clássicos como Mega-man, Ninja Gaiden entre outros deixou o
Master para trás... claro o Master tinha bons títulos tb mas... ah, e
outra, aqui no Brasil o NES teve uma "força" a mais, a dos clones
(Top-Game, Phantom System entre outros...)

>- O Genesis era rapido (mas seus graficos e sons deixavam
>muito a desejar em relacao aos jogos do SuperNES.)

Isso é relativo (vejam mais abaixo...)

>- Seus jogos tinham, 95%, excelente jogabilidade...

Isso não posso negar.

...
>- Controles horriveis: Me desculpem os fas da Sega, mas eu so'
>vim gostar de um controle dela depois do controle de 6 botoes
>(mais uma falha da pressa da Sega) do Genesis. Os controles
...

E ainda dizem que o joystick do Atari era ruim.
Quer coisa mais sem anatomia que o controle do Master ???
E o do merda-grave não ficava atrás... :-P

...
>- Super NES: Lento que doia.... Super R-Type e Super Castlevania IV
>que o digam.

Bom...
O Mega usava o processador 68000 da Motorola, o SNES usava o 65816, o mesmo
do Apple IIGS. Os desempenhos aqui são equivalentes. Acontece que o SNES
tinha um processador de vídeo e de som BEM melhores que o Mega... com isso
certas rotinas não dependiam tanto do processador o que "liberava" ele para
executar outras instruções.

Agora... novamente a "coisa" depende do software. Tem uns jogos que são um
- com o perdão da palavra - cocô pro SNES, como Raiden, Double Dragon, The
Avengers, esse R-Type ai... lentos e horríveis. As versões do Mega
realmente dão de 10. Agora tem outros que compensam isso. A mesma coisa do
lado do mega.
Eheh... o som do mega nunca foi bom para sintetizar vozes... o Mortal
Kombat II era uma comédia, me lembro de quando o meu irmão tinha a
locadora... a molecada achava uma droga... bom, isso só foi uma lembrança
daquela época...

...
>- Sua paixao por cartuchos e' irritante, mas ainda bem que chegou
>ao fim.

Muita gente vai me achar doido mas... eu gosto de cartuchos !
Cartuchos são mais caros, é verdade, mas em compensação são infinitamente
mais rápidos no acesso, mais duráveis e resistentes. Afinal, trata-se de
chips de memória e não mídia de leitura óptica.
E essa história de que jogos em cartuchos não tem a mesma qualidade queos
de CD's é balela... tudo são bytes e o que acontece é que nos CD's cabem
650 Mb e fazer um cartucho com essa mesma capacidade é possível mas vai
sair uma fortuna (vide cartuchos de Neo-Geo... :-P)
É claro que nos videogames de hj isso é impraticável pq qualquer joguinho
ai tem mais de 1 Gb, ou vem em 2 ou + CDs etc etc.
Como eu ainda continuo preferindo os clássicos fico com meus cartuchos de
4 e 8 Kb do Atari... :-))

>- Controles: Teve os melhores controles, além de sempre inovar
>neste quesito. Vide os top buttons (l + r), vibração e alavanca
>analogica, tanto que a Sony implementou isso de forma melhorada
...

Os controles do SNES são bem melhores mesmo. Apesar que o controle original
do Nintendinho era meio estranho...
Aliás eu lembro que tinha um joystick chamado SN Program Pad, que era
transparente e tinha 3 teclas "programáveis"... o galera programava os
"Radouken" da vida... bem interessante...

Ah, quer saber, ainda prefiro o "velho" joystick do Atari...

>Essa e' minha opiniao sobre essa "guerra". Acho que sempre havera'
...
>fracos) pode gerar desentendimentos em uma lista.

Acho que se desentendimentos há é pq há certos exageros... aqui temos
apenas opiniões e no final das contas cada vai continuar jogando o(s)
videogame(s) e jogo(s) que mais gosta...

Pra finalizar, td mundo ultimamente está criticando a nintendo por isso e
aquilo. Sob certo ponto de vista ela bem q tá merecendo, algumas atitutes
são dignas da microsuck... Mas por outro lado, e diferentemente do empresa
do bill-bobão, os videogames da nintendo tiveram algumas inovações técnicas
que eu acho legal pacas... como o sistema de codificação dos joysticks dela
(o do SNES usa 5 fios e tem 8 botões + o direcional, e alimentação 5 v e o
GND) que é bem legal (detalhe: o do NES é idêntico ao do SNES, tanto que dá
pra ligar um joystick de SNES no NES...), o chip gráfico do SNES, q inovou
com o "famoso" Mode 7, os botões L & R etc etc...

Além disso nunca fui muito com a cara da Sega...

Mas gosto é gosto...
E se é para comparar industrias de videogame a melhor de todos os tempos é
e sempre será a Atari... :-))))

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Mon 21 Aug 2000 - 11:12:28 BRT

This archive was generated by hypermail 2.2.0.