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Re: [CANAL3] Microvision

De: Marco Lazzeri <lazzeri_at_g...>
Data: Sun, 17 Dec 2000 19:43:53 -0000

Olá... Bão?

> MicroVision

Foi o primeiro videogame portátil a usar cartuchos... Lançado pela
Milton Bradley nos EUA e Europa em 1978 / 79. É um videogame GENIAL, pq o
console tem apenas uma tela de cristal líquido de 16x16, um paddle e um
"teclado" de 12 botões, do tipo "chiclete", sem teclas...
Cada cartucho, por sua vez, tinha 3 componentes: O jogo si, a "tela" do
jogo (qualquer imagem, moldura e desenhos, pois a tela do VG só gerava
quadrados pretos) e "teclas" para o teclado supracitado (como um Overlay dos
outros videogames), numa peça única.
Um negócio interessante é que o VG em si NÃO TEM uma ROM, BIOS ou algo
parecido... O único chip nele é o que controla a tela de cristal liquido:
Cada cartucho tem a sua própria BIOS... :-) Não é à toa que eles custavam
muito caro... E dizem ter sido esta a principal razão da falha deste
sistema: Era muito difícil criar novos jogos...

Foram lançados, nos EUA, apenas 11 cartuchos (o que acompanhava o VG,
"Blockbuster", e mais 10). Na Europa, apenas 8 (numerados), sendo um, "Super
Blockbuster", nunca tendo sido lançado nos EUA. Os consoles são iguais, mas
os cartuchos europeus eram coloridos (cada jogo com uma cor. Nos EUA todos
eram bege claro) e as "teclas" eram diferentes: Nos EUA, uma membrana
plástica (que se marcava facilmente com a unha dos jogadores) e na Europa
teclas plásticas elevadas, que se quebravam muito fácil... :-D

Gosto muito dele, e estou DESESPERADO tentando completar o cartset
americano... Tenho 10 cartuchos na caixa, com manual. Só falta o infame do
"Cosmic Hunter"... Ah, mas eu chego lá... ;-)

Desculpem se me alonguei... :-]

Abraços,
Lazzeri
Recebida em Sun 17 Dec 2000 - 13:41:44 BRST

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