> Essa "limitação" não é do milmar e sim de qualquer Atari 2600.
> Ele só consegue endereçar até 4Kb.
> Mais do que isso precisa de um circuito de paginação.
Aaaaaaaah!! q ótima notícia. Realmente, eu estou por fora desses
detalhes. Eu tava mais q satisfeito com o emu Stella X rodando as 547
ROMs do atari q eu tenho aqui no meu HD... Agora é q comecei a pensar
mais a respeito dos aspectos do hardware, pq estou querendo mergulhar
de cabeça nesse assunto de fazer o portátil. Não tinha ninguém pra
conversar sobre essas coisas antes de entrar pro Canal3... :-P
> Esse chipão eu desconhecia até achar o esquema do Megaboy... ehehehe
> Eu achei na Santa Ifigênia numa lojinha lá.
> o código do chip é 6592, ele tem 48 pinos
> vc pode dar uma caçada ai pelos seus lados.
Pelos meus lados?? Cara, se vc soubesse onde eu moro... Não é mais
em SP, apesar de que sou daí. Morei durante 28 anos.
Pra mim, a única solução é comprar pelo correio das lojas de SP. Ou
fazer amizade com uns caras de SP com boa vontade suficiente de ir
comprar e me mandar pelo correio... Rêrêrê... ;-P
Vc poderia me dar o endereço, telefone e o nome da loja? Será q
eles têm endereço na internet?
> Ahahahah
> eu tenho !!!
> :-))
Ahahah! q ótimo saber! Rêrêrê... quem sabe quando o projeto tiver
êxito, vc será nomeado o "fazedor oficial de ROMs", já q eu não tenho
nada em "mídia EPROM" a não ser os arquivos binários q eu baixei da
internet... Eu creio q seja só uma questão de transportar eles pra
EPROM, não?
> Werner acho que vc tá confundindo um pouco as coisas.
> O Atari 2600 não tem firmware. O único software que ele executa é o
> que está dentro do cartucho que você encaixa. Nada mais. Simples e
> funcional. :-D
>
> Atari é Atari e qualquer compatível tem o mesmo circuito. Desde
modo
> não diferenças, em termos dos circuitos eletrônicos, entre o
Milmar,
> o Atari ou qualquer outro compatível. A única diferença no caso do
> videogame da Milmar é a presença da ROM interna, mas isso não é
> firmware do Atari e sim simplesmente o software dos jogos já
incluso
> dentro, nada mais.
>
> Da mesma forma não é necessário nenhum firmware para se rodar jogos
> com mais de 4Kb e sim uma implementação de hardware que permita o
> Atari "paginar" a ROM (2 páginas no caso de 8K, 4 no caso de 16,
por
> exemplo). E esta implementação é no cartucho e não no videogame.
> Porque a intenção, quando se pensou e precisou aumetar a memória
dos
> cartuchos, era que não fosse necessária nenhuma alteração nos
> milhares e milhares de consoles já existentes.
Ah sim! como eu já disse antes, eu não tinha conhecimento desse
fato. Eu sei pq e como isso é feito, pq se numa EPROM cabem só 4K, e
o jogo for, por exemplo, de 8K, então precisa colocar um
integradozinho pra transferir o "chip select" pra outra EPROM quando
o microprocessador endereçar uma área maior q os 2K da primeira EPROM.
Eu tbm já vi isso ser feito num cart pirata de Mega Drive uma vez
(acho q era o "Fantasia"), onde tinha 4 EPROMs 27C010 e um CIzinho
(acho q eram umas 6 portas NAND - não me lembro, mas eu tinha
levantado o esquema do cartucho uma vez, e devo ter isso em SP, na
casa da minha mãe) ligado nas linhas de endereço altas, pra
distribuir os sinais de "chip select" para cada EPROM. Nada q um
curso de eletrônica digital não me tenha ensinado... ;-)
Então, não vejo problema nenhum, nem em tirar o chip do meu milmar
pra fazer um cartucho com ele, nem pra rodar outros cartuchos no
futuro portátil...
> Esquemateca Aurora.
> Eu preciso é achar o meu aqui...
> Posso escanear e jogar na net.
> Ah, sim, que videogame é esse ??? mega-boi ???
> :-))))
Bom, se vc tiver e puder escanear e disponibilizar ele pra mim, eu
serei grato. É q eu tô "meio" longe da Sta. Efigênia...
> Nem, eu acho essa caixa "grossa" demais.
> Apesar que ela tem alojamento pra pilhas e tal mas é desajeitada
para
> um videogame portátil.
> Na minha opinião claro...
Eu posso ter exagerado na escolha da caixa, mas só estava pensando
nas coisas q terão q caber lá dentro - a TV, o circuito do Atari e do
joystick - sem falar nos conectores e controles externos: conector
para joystick 2, controles de volume e brilho da TV, conector de
cartucho, botões de seleção de jogo, reset (esse tem q ter),
dificuldade; e estive pensando em colocar um botão de "pause" tb
(usando para isso um circuitinho flip-flop pra gerar um sinal de HALT
no processador ao se pressionar o botão), o q vc acha?
Bem, vc sugere alguma outra caixa? :-)
> Vai la tb, ué ???
Nem dá. Mas se eu estivesse em SP, com certeza não deixaria de ir.
Acho q nossas conversas terão q se limitar ao Canal3 mesmo...
Aproveitando a oportunidade aberta, quem tiver o ICQ e quiser me
contactar, meu UIN é 5592417.
> Alias onde vc mora Werner ???
Limoeiro do Norte, Ceará. Rêrêrê...
[]s,
Werner
Recebida em Sat 27 Jan 2001 - 13:32:38 BRST