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Re: [CANAL 3] Re: Programacao do 2600 (era: QUEM É VIVO SEMPRE APARECE !!!)

De: Eduardo Luccas <elucas_at_s...>
Data: Fri, 02 Feb 2001 13:09:58 -0200

...
>> Eu estou tbm dando uma olhada nas fontes de informação sobre isso
...
>> q vc conheça todas essas funções, tanto quanto conhecer o set de

>Aí é que está o calcanhar de aquiles da coisa toda... muita gente
>acaba se afastando da programação do 2600 porque acha a programação
...
>corrija Edu se estiver errado) no bicho, pegar um livro ou apostila e
>sair treinando NO MICRO primeiro. Lá vc tem debug, funções pra saída
>de caractere, coisas que no 2600 vc não teria.

Boa.
Um Apple II é perfeito pra ir treinando.
Ele tem excelentes programas de ASM/DE-ASM.
Aliás, puxando a sardinha pro lado do Apple II :-D ele tem
assemblers/desassembler para outros microprocesadores !!!
Inclusive o Z-80, 6809, 8051, 8048 (o do Odyssey).

eheheh... o Apple II é imbatível em termos de aplicativos/utilitários.

>Mas, como eu disse, essa é a parte fácil da coisa toda, porque meu
>amigo, a hora que vc vai começar a treinar no 2600, o bicho pega...
>Não por causa do 6507, como já disse, mas por causa do TIA (o chip de
...
>passar pela tela e ele reaparecer na primeira linha novamente (o que
>chamamos de overscan).
...

É cara os caras que programavam eram bons !!!
E tudo isso em poucos Kb.

EM TEMPO: o chip "TIA" ou "STELLA" é o UM 6526, se quiserem saber qual é
abrindo o seu Atari... :-D

>O grande lance é que, ao mesmo tempo em que isso torna tudo muito
>mais difícil do que deveria, dá margem a alguns truques muito
>legais... um dos mais usados é carregar a memória do TIA e, antes
>mesmo dele completar a varredura, sobrescrever essa memória com novos
>valores, permitindo efeitos variados (quem usava muito esse tipo de
>coisa era a Activision... ou vcs nunca repararam que os jogos dela
>tinham uma resolução melhor do que a maioria dos jogos do 2600?)... o
>pessoal da lista de desenvolvimento STELLA acha que, até hoje, ainda
>existam efeitos possíveis de serem descobertos no TIA...

Hum...
isso eu não sabia...
muito interessante cara.
Se bem que alguns da Coleco (Smurfs por exemplo). Imagic e da própria Atari
tivessem coisas bem legais, de fato os jogos da Activision eram os melhores
em termos de qualidade gráfica. (e não só isso tb...)
 
O , vem cá, vc assina a lista Stella internacional ???

>Buenas, é isso aí, desculpem se a explicação não foi clara, mas eu
>sou um péssimo professor... :-(

Ficou muito boa cara !!!
:-D

[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Fri 02 Feb 2001 - 07:09:35 BRST

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