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Re: [CANAL 3] ANSI vs. Avatar vs. RIP

De: Marco Lazzeri <mlazzeri_at_b...>
Data: Sat, 10 Mar 2001 15:14:31 -0000

Olá, Jean... Bão?

> > Exato... Eu rodava aqui o LORD 3.55, belíssimo jogo!
> > Para quem não conheceu: Era um RPG-texto, com incríveis gráficos
ANSI....
> O LORD também tinha gráficos acho que é avatar (?) o nome... nao é? aquele
q
> vc podia jogar com o ripterm.. e era muuuito melhor...

Acho que vc se confundiu, Jean... ANSI é uma coisa, AVATAR é outra e RIP
(Rapid Image Protocol) uma terceira...

Vamos por partes: O ANSI é uma "linguagem de programação" para
modo-texto colorido (16 cores), usando a tabela ASCII, com opções de
animações. Por exemplo, se eu quero um quadrado azul no lugar X, Y da tela,
eu dou um comando ANSI que faz isto. Vc tb podia fazer animações em
modo-texto, algumas eram até bastante elaboradas!
Existiram BONS editores gráficos de ANSI, sendo que o melhor, na minha
opinião, era o TheDraw. E MUITA gente se dedicava a ANSI-Art, com grupos
disso nos EUA, Europa e Brasil...
O problema é que os arquivos em ANSI era muito "pesados"... Dependendo
do que vc fizesse, se o cara tivesse um 2400 ele mal conseguia navegar no
seu BBS... :-D

Foi aí que surgiu o Avatar, uma nova "linguagem" para modo-texto
colorido, com as mesmas características que o ANSI, só que mais rápido. Era
um "ANSI zipado", tanto que nem todos os programas de terminal tinham
suporte ao Avatar (pois tinha de ser interpretado). Era incrivelmente
rápido, mas pouco usado (não sei porque) pelos BBSeiros. Talvez pq havia
problemas de "compatibilidade"...

De qquer forma, ANSI e Avatar faziam basicamente a mesma coisa!

Agora, o RIP era um protocolo 100% gráfico, COMPLETAMENTE diferente...
Ele se baseava na idéia de que vc utilizaria sempre os mesmos BBSs, então vc
deveria configurar o RIPTerm para este BBS. O programa então faria um
download PRÉVIO dos ícones e imagens utilizados e os armazenaria em um
subdiretório do seu HD. Quando vc entrasse no BBS, receberia do gerenciador
a página codificada (quase como um HTML), com comandos gráficos elementares
e o "lugar" das imagens mais pesadas, só que não precisaria pegar estas
imagens em cada ligação: Elas estariam armazenados no seu HD... :-)
O aspecto final era interessante, mas programar em RIP era
INSUPORTÁVEL... :-D Era como fazer gráficos em BASIC... |-o

Voltando ao LORD... :-) Pelo menos a última versão que eu instalei
(3.55) vinha com gráficos ANSI / AVATAR de rotina, e havia um "plug-in" (na
verdade, uma baita gambiarra... ) para acrescentar RIP... E eu (e meus
usuários... ;-) ) gostava mais do ANSI... O RIP tinha belos gráficos, mas
era meio lento.... Estragava o jogo!

Desde aquela época, uma tentativa de bons gráficos passarem as boas
idéias nos jogos... :-)

> Jean

Abraços,
Lazzeri
Recebida em Sat 10 Mar 2001 - 10:12:43 BRT

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