Fala Edu!
(...)
> cartucho Pitfall II.
> Vc sabe exatamente qual é a "gambi" que eles fizeram ?
> Pelo que eu fiquei sabendo o jogo tem 10Kb; 8Kb do jogo + 2Kb de
música !!!
> Parece-me que tem um chip de memória de 2Kb que guarda toda a
melodia do
> jogo (aliás excelente). O problema "só" é saber como é endereçado
isso no
> cartucho. Sabe-se lá o que os caras da Activision aprontaram mas tb
não
> deve algo "do outro mundo"...
(...)
Então rapaz, na verdade eu não sei como eles fizeram o bankswitch
deste bicho não... mas me parece que o endereçamente em si é até
(mais ou menos) padrão. Eu acho que a gambi tem realmente a ver com a
síntese da música em si. De qualquer forma, existe um arquivo que
lista todos os esquemas de bankswitch conhecidos de cartuchos do
2600; neste texto, o Pitfall II está listado como um jogo de 8k, mas
obviamente isto pode não estar considerando a música... dêem uma
olhada:
http://www.tripoint.org/kevtris/files/sizes.txt
No texto tem uma informação bem estranha sobre o Pitfall II... vejam
só:
(...)
X1: Uses Activision's version of the 'Super Chip' No extra RAM this
time, however it does have extra ROM! Does three-channel sound, and
even includes several random # generators.
(...)
Que dizer, parece que a síntese da música (em 3 canais!!!) tinha a
ver com o cartucho mesmo. Algo realmente impressionante...
Abração!
Recebida em Thu 22 Mar 2001 - 09:10:23 BRT