>Fala Edu!
>
Blz ?!?!
...
>> jogo (aliás excelente). O problema "só" é saber como é endereçado
>isso no
>> cartucho. Sabe-se lá o que os caras da Activision aprontaram mas tb
>não
>> deve algo "do outro mundo"...
>(...)
>
...
>2600; neste texto, o Pitfall II está listado como um jogo de 8k, mas
>obviamente isto pode não estar considerando a música... dêem uma
>olhada:
>http://www.tripoint.org/kevtris/files/sizes.txt
TKS, eu ja conhecia esse texto, muito bom e bem feito.
Eu acho que ele considerou o jogo somente em si.
mas deve ter mais pq eu ja vi dumps do Pitfall II com 10Kb
Estranho...
>No texto tem uma informação bem estranha sobre o Pitfall II... vejam
>só:
>(...)
>X1: Uses Activision's version of the 'Super Chip' No extra RAM this
>time, however it does have extra ROM! Does three-channel sound, and
>even includes several random # generators.
>(...)
Bom, vc sabe o que é o "Atari's Super Chip" não é ?
Ele é um chip que tem o sistema de bank-switiching mais 128 bytes de RAM
estáticas automapeáveis nos primeiros 512 bytes do Atari, sendo que os 256
primeiros são pra escrita e os 256 seguintes para leitura, pq o Atari não
tem linha de R/W no cartucho.
A Activision então, pelo jeito, tinha sua versão do tal "Super Chip"
>Que dizer, parece que a síntese da música (em 3 canais!!!) tinha a
>ver com o cartucho mesmo. Algo realmente impressionante...
...
Pois é cara, impressionante mesmo.
3 canais !!!
Por hardware o Atari tem somente 2 canais não sei o que caras aprontaram.
Mas acredito era por software porque no conector do cartucho tem somente
sinais de dados, endereços e +5 v e GND. Mais nada. não existe uma entrada
"sound in" ou sinais de interrupção ou qualquer outra coisa, é realmente
fantástico o que os caras conseguiam fazer.
Bem, no caso do Pitfall só posso imaginar que o tal "super-chip" tinha os
"samplers" da musica ou será que tinha um software para tocá-la tb ???
Mistérios que ainda estão por serem desvendados...
[]'s
Eduardo Luccas
Recebida em Thu 22 Mar 2001 - 09:50:33 BRT